Na convocação anterior constavam cotistas em vagas de ampla concorrência para as quais haviam candidatos melhores colocados. Entrada do campus da UFSCar em São Carlos
Reprodução EPTV
Após anular segunda chamada para matrícula por causa de erros na lista de convocados, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) deve soltar uma nova convocação – agora, corrigida – nesta segunda-feira (11).
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
O que aconteceu?
Após a divulgação lista de aprovados na segunda chamada, em 27 de fevereiro, vários candidatos que tiveram notas melhores do que os convocados começaram a entrar em contato com a UFSCar e denunciar a situação na internet.
A UFSCar confirmou a lista, mas após uma auditoria reconheceu, cinco dias depois, na última segunda-feira (4), que houve um erro de algoritmo que resultou na convocação de cotistas para vagas de ampla concorrência para as quais haviam candidatos melhores colocados.
Neste mesmo dia, a universidade anulou a convocação, bem como os processos de matrícula que já haviam sido feitos por candidatos que constavam da lista, e divulgou nova lista para manifestação virtual de interesse por vaga.
Dos 66 cursos oferecidos para a UFSCar, 61 tiveram divulgação de listas erradas.
Pesquisa é realizada por estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Diário São Carlos/Divulgação
LEIA MAIS:
UFSCar 2024: com melhores notas, candidatos perdem vaga em 2ª chamada e questionam resultado; universidade fará auditoria
Candidatos temem perder vaga na UFSCar após anulação de lista por erro; jovens desistiram de vaga na Unicamp e de bolsa no Prouni
Após erro em lista da UFSCar, candidatos desconvocados podem processar instituição; diz advogado
Quais foram as causas do erro?
De acordo com a reitora da UFSCar, Ana Beatriz Oliveira, uma cadeia de eventos desencadeou os erros na classificação das vagas de ampla concorrência, que foram destinadas a cotistas, entre elas a decisão do Ministério da Educação (MEC) em aplicar a recém-aprovada lei de cotas já no ingresso dos candidatos em 2024 e o pouco tempo para a implantação e testagem das mudanças que seriam necessárias no sistema que faz a seleção dos convocados, o que levou a um erro do algoritmo.
“A gente tem primeiro uma decisão do Ministério da Educação (MEC) para aplicar a lei de cotas. Isso gerou um tempo muito curto para todas as universidades se adequarem ao processo. Nós fizemos adaptações necessárias aqui e depois de publicada a lista da segunda chamada, recebemos reclamações de candidatos que ficaram de fora do requerimento de matrícula. Foi identificado um erro na geração dessas listas, o que nos levou à decisão de suspender tanto a segunda chamada para matrícula como a lista de manifestação de interesse porque havia nela também um vício de origem que invalidava o processo”, resumiu a reitora.
Novas datas 2ª chamada
11 de março: Convocação para requerimento virtual de matrícula.
12 e 13 de março: Requerimento Virtual de Matrícula – 2ª chamada.
11 a 22 de março: Confirmação obrigatória de matrícula para todas as pessoas que requerirem matrícula na 1ª chamada e forem aprovadas nas comissões de verificação documental.
19 a 22 de março: Confirmação obrigatória de matrícula para todas as pessoas que requerirem matrícula na 2ª chamada e forem aprovadas nas comissões de verificação documental.
Outras datas:
26 de março: Convocação para manifestação virtual de Interesse por vaga (MVI) – para 3ª e 4ª chamadas.
27 a 28 de março: Manifestação virtual de interesse por vaga para 3ª e 4ª chamadas.
Veja os vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara