Eles foram acompanhados a distância e agora apareceram no pátio da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Biólogos destacam importância dos animais ao meio ambiente. Filhotes de lobos-guarás aparecem no Santuário do Caraça após queimadas
Após um incêndio queimar quase metade da reserva do Santuário do Caraça, habitat dos lobos-guarás na Região Central de Minas Gerais, dois novos filhotes de lobos-guarás apareceram no espaço.
Segundo o coordenador ambiental Douglas da Silva, os lobinhos nasceram em um local mais afastado e, somente em dezembro, uma câmera de monitoramento flagrou os animais.
“Já tem dez anos que a gente registra quando nasce filhotes dentro do Caraça e a gente já percebeu que já nasceram mais de 20 filhotes nesse tempo. Então, olha só como é que o Caraça é importante para a sobrevivência dos lobos-guarás aqui na nossa região, porque no ano passado queimou quase metade do parque, cinco mil hectares”, explicou o biólogo.
Eles foram acompanhados mês a mês, a distância, e agora apareceram para os visitantes no pátio da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Filhote de lobo-guará aparece após queimadas
Reprodução/TV Globo
‘Hora do Lobo’
Todas as noites, uma bandeja com carne e frutas é colocada às 19h30 no pátio da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, encravada em uma reserva de Mata Atlântica, na Região Central de Minas Gerais, a 120 quilômetros de Belo Horizonte.
Poucos minutos depois, surge nas escadas um lobo-guará. O animal é descendente daquele que, em 1982, passou a visitar o Santuário da Serra do Caraça, todas as noites, graças ao então responsável pelo lugar, padre Tobias Zico.
Desde então, lobos-guarás visitam diariamente o local e podem ser vistos pelos turistas. Esse momento ficou conhecido como a “Hora do Lobo”, parte da história de 250 anos do santuário, completados em 2024.
Com 11.233 hectares, a propriedade da Província Brasileira da Congregação da Missão, está entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, e é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Leia a reportagem completa.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas