23 de setembro de 2024

Após mais de 24 horas de trabalho, CBM controla incêndio em loja de roupas de Santana 

Fogo foi sessado durante a madrugada desta quarta-feira (10). Equipes permanecem no local para um trabalho de prevenção.  Incêndio foi controlado em Santana após 24h
CBM/divulgação
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o incêndio que atingiu uma loja de roupas no município de Santana, distante cerca de 17 quilômetros, na madrugada desta terça-feira (9), está controlado após mais de 24 horas de trabalho. 
Na manhã desta quarta-feira (10), as equipes permanecem no local para uma ação de ‘rescaldo’, que consiste em mapear os pequenos focos de incêndio que podem voltar a aparecer. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
VEJA TAMBÉM:
Incêndio atinge loja de roupas na área comercial de Santana
Bombeiros recebem ajuda de carros-pipa e caixas d’água para conter incêndio em Santana
Incêndio em Santana: CBM diz que risco de desabamento dificulta entrada da equipe em loja
De acordo com o subcomandante do CBM Pelsondré Martins, os militares atuaram em duas frentes de trabalho, já que o prédio compreende uma área de cerca de 7 mil metros quadrados. 
“Dividimos nossos homens em duas áreas, pois o prédio inicia na Avenida Santana e termina na Avenida Presidente Castelo Branco. Precisamos avaliar como seria feito o trabalho, já que as altas temperaturas colocavam em risco a integridade da equipe”, afirmou Pelsondré. 
Ainda segundo o subcomandante, a região mais afetada pelas chamas fica na Avenida Presidente Castelo Branco, já que no espaço ficava localizado o estoque da loja com tecidos, plástico e um excesso de papelão. 
Corpo de bombeiros continua trabalhando para controlar incêndio em loja em Santana
Durante o combate, foi avaliado também o risco de desabamento da estrutura. Atualmente, o CBM descarta essa possibilidade, mas ressalta que parte do prédio ficou comprometida em razão das fortes temperaturas. 
“Chamamos o engenheiro responsável que informou que não há possibilidade de desabamento. Apesar disso, a estrutura ficou danificada, inclusive, parte da laje desabou, isso em razão da temperatura que chegou a mais de 3 mil graus”, disse Martins.  
Bombeiros recebem ajuda de carros-pipa e caixas d’água de moradores para conter incêndio em Santana
Reprodução
Além disso, a rede elétrica da região teve que ser desligada para evitar danos maiores e a tecnologia foi uma aliada no combate. 
Entre os equipamentos usados estava um drone que possibilitou uma visão ampliada da área, já que com a incidência das chamas era perigoso adentrar o prédio.
Essa também foi a primeira vez que a autoescada mecânica foi utilizada pelo CBM, o equipamento foi adquirido em julho do ano passado. 
Amapá recebe primeiro caminhão com auto escada mecânica para combate a incêndio e salvamento
Foram mais de 100 bombeiros militares na tentativa de cessar o incêndio, com 20 viaturas, e a chegada de carros-pipa e caixas d´água. A Polícia Militar (PM) também participou da ação. 
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias