Proteções e ampliações de espaços e outras medidas ambientais foram anunciadas nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, pela Prefeitura de BH. Dia Mundial do Meio Ambiente em Belo Horizonte.
TV Globo
Mata do Jardim América, única área verde entre 10 bairros da Região Oeste de Belo Horizonte, Mata do Luxemburgo e Parque Mosteiro Tom Jobim, na Região Centro-Sul. Esses são alguns dos espaços que serão beneficiados na Nova Agenda Verde de Belo Horizonte.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo prefeito Fuad Noman (PSD), no dia Mundial do Meio Ambiente. O projeto reúne um conjunto de projetos e ações voltados para a proteção de áreas verdes e recursos hídricos e promoção de corredores verdes em BH. Segundo a prefeitura, a meta é chegar a 100 mil árvores plantadas até o fim deste ano – 74 mil plantios já foram.
Além dos plantios, está prevista a implantação do Parque Ciliar do Onça, com uma extensão de 7 quilômetros ao longo do córrego. A ideia é simular o que a natureza faz com relação a absorção, armazenamento e liberação de água nos espaços urbanos.
Há também previsão de intervenções no aterro da BR-040, onde será construído um novo parque, e na Avenida Antônio Carlos, com o plantio de mil árvores.
“Belo Horizonte hoje tem 500 mil árvores, e nosso plano é chegar a 1 milhão de árvores plantadas. Acabamos de encaminhar um projeto para a Câmara Municipal para discutir e debater a questão das emergências climáticas de Belo Horizonte”, afirmou o prefeito.
Prefeito Fuad Noman (PSD) fazendo o anúncio da Nova Agenda Verde de BH.
TV Globo
🌳Matas e parques
Mata do Jardim América
TV Globo
Há dois anos, moradores do bairro Jardim América descobriram que havia uma licença da prefeitura para a derrubada de 500 árvores. O objetivo do desmatamento era liberar espaço para a construção de três prédios.
A comunidade começou um movimento com protestos e abaixo-assinados. O terreno foi declarado de utilidade pública e passou a ser a Unidade de Conservação Municipal Mata do Jardim América, conforme publicado, nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município.
“O nível de áreas verdes aqui estava abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Essa área é vital para nossa cidade, importantíssimo ser preservada. Tornar-se uma área ecológica para utilização do público foi ótimo. A união valeu demais a pena, fizemos a diferença”, comemorou a idealizadora do Movimento S.O.S Mata Jardim América, Juliana Minardi.
Juliana Minardi, idealizadora do Movimento S.O.S Mata Jardim América
TV Globo
A prefeitura também declarou como sendo de utilidade pública, para fins de desapropriação, imóveis e benfeitorias situados na mata do Luxemburgo. A expectativa é criar um parque no local.
Outro decreto anexou ao Parque Tom Jobim, no Luxemburgo, uma área pública, ampliando o espaço em mais de 15 mil metros quadrados.
Vídeos mais assistidos do g1 MG