Foram cerca de 20 assaltos à residência em menos de um mês nos bairros Jardim Portal do Itavuvu e Jardim Paulista, segundo o levantamento feito pelos moradores. Moradores relatam sensação de insegurança e cobram rondas policiais na região. Moradores da zona norte de Sorocaba relatam onda de crimes na região
Uma moradora da zona norte de Sorocaba (SP) criou uma planilha para tentar mapear a ação de criminosos depois de ter a casa assaltada na noite de 12 de outubro.
Foram pelo menos 21 crimes em menos de um mês nos bairros Jardim Portal do Itavuvu e Jardim Paulista, segundo o levantamento feito pela Camilla Farah, com ajuda de outros moradores.
“Quando eu cheguei em casa, por volta das 23h20, vimos que a nossa porta estava aberta e o portão fechado. Meu marido entrou e viu que tinham levado tudo de eletrônico. Reviraram a nossa casa, as minhas roupas. Abriram a geladeira e tomaram o refrigerante. Ligamos para a polícia por volta de 23h30, mas chegaram quase 3h da madrugada.”
Casa da Camilla foi furtada em 12 de outubro. Segundo ela, o criminoso chegou a tomar o refrigerante que estava na geladeira da casa
Arquivo Pessoal
A família registrou boletim de ocorrência do crime. Segundo eles, foram levados dois notebooks, uma televisão, um videogame, um celular e outros objetos pessoais. Bens materiais que Camilla diz que não ter expectativa em recuperar.
Casa da Camilla foi furtada em 12 de outubro. Quando a família chegou no imóvel, encontrou tudo revirado
Arquivo Pessoal
Depois do assalto, Camilla conversou com vizinhos e soube que os criminosos haviam furtado várias casas em ruas próximas.
“Quando fomos assaltados, eu avisei no grupo que temos da vizinhança para alertar os moradores. No grupo, tem um morador que é policial e deu a ideia de contratarmos uma empresa de segurança para fazer rondas no bairro. Também orientou que fizéssemos uma planilha com os endereços das casas assaltadas, para ter um mapeamento dos crimes”, conta.
Segundo Camilla, com os dados, a intenção era ver onde se concentravam a maioria dos assaltos. Só na rua onde Camilla mora, a Rua Antônia Simão Rodrigues, quatro casas foram assaltadas.
Moradores da zona norte de Sorocaba (SP) relatam sensação de insegurança após onda de assaltos ser registrada no bairro
Fábio Modesto/TV TEM
Na Rua Ronaldo Bossolla Esportista, também foram registrados quatro assaltos à residência, conforme levantamento feito pelos moradores. Os dois endereços ficam a cerca de 550 metros de distância.
“Chegamos a cotar empresas de segurança, mas é um valor consideravelmente alto e não teve adesão necessária dos moradores. Porém, a planilha permaneceu e foi sendo preenchida pelas novas vítimas de assalto. Acho que só estes dados que levantamos já ajudam a enxergar que existe uma quadrilha agindo nessa região. Alguns assaltos, por exemplo, foram em casas vizinhas.”
Crimes parecidos
Um dos assaltos ocorreu no dia 22 de outubro e foi flagrado por câmera de monitoramento. No vídeo, é possível ver um homem no portão da casa. Em poucos segundos, eles consegue abrir o portão e entrar no quintal.
Dois minutos depois, aparece com uma TV e outro objeto nas mãos. Do lado de fora da casa, está estacionado um carro usado pelo criminoso para levar os objetos e fugir do local (assista abaixo).
Homem invade e assalta casa na zona norte de Sorocaba
Conforme a moradora da casa, Rita de Cassia Bessani Vieira, foi o segundo furto em menos de um ano. “É uma sensação horrível de ter sua privacidade invadida. Precisar reforçar a segurança, colocar câmeras, alarmes.” relata Rita.
Homem entrou na casa pelo portão principal, arrombou a porta da sala e furtou diversos objetos na zona norte de Sorocaba (SP)
Câmera de monitoramento
Para tentar impedir novos assaltos, os moradores buscam trocar informações o tempo todo.
“Aquele que sair primeiro, dá uma olhada, investiga, vê se tem carro estranho passando na rua. Porque realmente é difícil que as viaturas da polícia, às vezes, façam rondas frequentes,” explica Antônio Carlos Vieira.
Para Camilla, a ausência de policiais na região facilita a ação dos criminosos.
“Eu sou nova em Sorocaba, vim para o interior porque queria mais segurança, tranquilidade, onde eu morava tinha muito assalto, e me assustei com toda essa violência. Acho que se a policia se mobilizasse ou tivesse alguma ação impedir de ter mais assaltos nessa região”, analisa.
O g1 questionou a Polícia Militar sobre a possibilidade de reforçar as rondas nos bairros citados pelos moradores e aguarda retorno.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM