Uma das pedras que se desprendeu, no dia 26 de julho, tem 1 tonelada, conforme estimativa da Semozel. Via já foi interditada outras vezes pelo mesmo motivo. Estrada do Bongue segue interditada após queda de duas rochas da pedreira
Após duas rochas se desprenderam da pedreira do Bongue, em Piracicaba (SP), na noite da última sexta-feira (26), a administração municipal informou que finaliza trabalhos de contenções no local, na região da Avenida Jaime Pereira. Por isso, a vistoria com análise técnica com geólogo, prevista para esta quarta (31), foi adiada para a próxima terça-feira, dia 6 de agosto.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
A via segue interditada para trânsito de veículos, sem prazo para liberação. – 👆Assista no VÍDEO acima.
Conforme nota da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel), enviada ao g1 nesta quarta-feira (31), a avaliação para liberação da via será feita após o término das instalações das valas de contenção.
“A Semozel informa que está finalizando a vala de contenção na pedreira principal (próximo ao Delta) e que, em seguida, fará a vala na pedreira secundária, onde caiu a última rocha (início da pedreira sentido Centro/Bairro). Quando for iniciado o serviço na pedreira secundária, será feita avaliação para liberação da via. Não há prazo”, comunicou no documento.
Avenida Jaime Pereira segue fechada sem previsão de liberação e prefeitura prevê vistoria após rocha se desagregar de pedreira do Bongue.
Reprodução/EPTV
Pedras
Segundo o secretário de Obras de Piracicaba, Márcio Marino, as rochas se desprenderam, na última sexta-feira (26), de um local sem histórico de queda. Uma das rochas ficou na base da pedreira e outra, que tem cerca de uma tonelada, atravessou a avenida. Ninguém se feriu.
“Nós resolvemos interditar as vias por questão de segurança do munícipe. Nós vamos fazer uma avaliação com o dia claro para vermos quando nós poderemos liberar essa via”, afirmou.
A Guarda Municipal e a Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) foram até o local na noite desta sexta.
A prefeitura também informou que, desde esta sexta-feira (26), “não houve mais desagregamento de pedras”, comunicou.
“Dessa forma, a Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria (Semozel) aguarda o término da avaliação para posterior tomada de atitudes. Não há previsão para a liberação da via”, disse.
Rocha de cerca de uma tonelada se desprende de pedreira e atravessa avenida em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Moradores
Moradores da região do Bongue e Jupiá, bem como motoristas que precisam usar o trecho reclamam da situação e das consequências que a interdição provoca no trânsito da região.
“Em plena sete horas da manhã, o trânsito está parado por conta da pedreira que caiu neste fim de semana. Pedimos ajuda da prefeitura para que resolva isso o mais rápido possível porque está gerando transtornos na vida do cidadão”, disse uma moradora à EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região.
Após quedas de rochas de pedreira em Piracicaba, avenida segue fechada sem previsão de liberação e prefeitura prevê vistoria
Reprodução/EPTV
Os motoristas estimam que levam mais de meia hora no trânsito devido aos transtornos causados pela interdição.
“É um percurso meio longo, no horário de pico é ruim. Atrasa a gente”, disse o Erinaldo Mathias.
Duas rochas da pedreira do Bongue se soltaram e caíram em Piracicaba
Rotas alternativas
A orientação da prefeitura é que os moradores que precisem acessar a região usem rotas alternativas. Foram colocados desvios no local.
Opção 1 – desvio dos condutores dos bairros adjacentes:
Sentido bairro-centro: Rua dos Dourados, Rua das Piracanjubas, Rua dos Lambaris, Rua dos Mandis, Rua Angelino Stella (Jupiá), Avenida dos Marins, Avenida Jaime Pereira.
Sentido centro-bairro: Avenida dos Marins, Rua Angelino Stella, Rua dos Mandis, Rua dos Dourados (Jupiá), Avenida Jaime Pereira.
Duas rochas se desprenderam de pedreira em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Opção 2 – desvio dos condutores da região Norte:
Sentido bairro-centro: seguir pela SP-304 ou Avenida Cristóvão Colombo até a Avenida 1° de Agosto.
Sentido centro-bairro: Avenida Dr. Paulo de Moraes, Avenida Presidente Kennedy, Rua Dom João Bosco, Avenida Dona Lídia, Avenida Rui Barbosa, Avenida 1° de Agosto, SP-304.
Pedreira do Bongue em Piracicaba
CCS/Prefeitura de Piracicaba
Intervenções
No ano passado, diversas intervenções foram realizadas na pedreira do Bongue, incluindo tombamento de rochas já condenadas, corte de árvores no topo, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.
Em 2022, a Prefeitura executou a ampliação e o reforço das barreiras de contenção da pedreira do Bongue, na avenida Jaime Pereira. O anteparo metálico foi refeito, telas trocadas e mais 250 metros de barreiras adicionadas.
Em março desse ano a administração informou que contrataria um novo laudo geológico para avaliar risco de deslizamento.
Análise técnica
No dia 28 de dezembro de 2023, a Prefeitura de Piracicaba (SP) anunciou que faria uma análise técnica para identificar riscos na pedreira do Bongue, na Avenida Jaime Pereira. A medida ocorreu após uma pedra de dois metros de diâmetro se desprender e cair durante a madrugada. Na época parte da via também foi interditada.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba