4 de outubro de 2024

Após recorde de calor, temperaturas despencam até 17°C na região com chegada de frente fria: ‘Choque térmico violento’

Segundo meteorologista do Climatempo, temperaturas máximas podem despencar até a sexta-feira (4). Frente fria que chega à região é de origem do Sul do país. Frente fria em Taubaté e região.
Léo Nicolini/g1
Um dia depois de algumas cidades baterem o recorde de calor no ano, o Vale do Paraíba e região deve ter uma queda brusca nas temperaturas a partir desta quinta-feira (3).
Segundo a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, as temperaturas máximas podem cair até 17°C nesta sexta-feira (4) em São José dos Campos, por exemplo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A chegada da frente fria, vinda do Sul do país, deve causar uma ‘gangorra’ no tempo da região. A especialista explicou que o forte calor desta quarta já é consequência da chegada do chamado ‘sistema frontal’.
“Nós estamos vivendo uma onda de calor nesta semana. É a oitava onda de calor no Brasil neste ano e essa começou no domingo passado. Além disso, o estado de São Paulo, nesta quarta-feira, sentiu o que chamamos de calor pré-frontal, que é um aquecimento adicional que acontece horas antes da chegada de uma frente fria”, disse.
“Nesta quinta-feira vai começar a entrar um arzinho frio, de origem polar que vem junto com essa frente fria. Aí vamos ter bastante nebulosidade, um pouquinho de chuva e esse ventinho fresco. Tudo isso junto vai fazer a temperatura baixar. Vai ser um choque térmico violento”, completou.
Nesta quarta-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou recorde de calor nas cinco cidades da região onde possui estações meteorológicas: Taubaté, Bragança Paulista, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão e São Luiz do Paraitinga.
Em Taubaté, o termômetro marcou uma temperatura máxima de 38,2°C, enquanto em Bragança Paulista foi de 36°C. Em Campos, a máxima foi de 30,1°C, e em Cachoeira Paulista foi de 38,5°C. Por fim, São Luiz marcou 36,7°C.
Região registra mais de 38ºC, recorde de calor no ano
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias