De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a reforma deve ser entregue em 18 meses. Centro de Criatividade Odylo Costa Filho é alvo de vandalismo em São Luís (MA)
Redes Sociais/Reprodução
O Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, localizado no Centro Histórico de São Luís, será restaurado após ter sido alvo de abandono e ações de vandalismo nas últimas semanas. O local chegou a ser saqueado por grupo de vândalos, em plena luz do dia.
Os detalhes da reforma, que começaram na manhã desta quinta-feira (18), foram definidos por meio de um termo de compromisso entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Governo do Estado.
Recentemente, o local foi vistoriado pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA), no qual foram adotadas medidas administrativas e judiciais para preservação do Patrimônio Cultural.
Segundo o Governo do Estado, como centro de arte e educação, o espaço voltará a ofertar oficinas e também ministrará cursos técnicos, além de atividades práticas de arte e educação a partir da revitalização de todos os espaços do prédio.
O projeto de reforma foi aprovado pelo Iphan e desenvolvido por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) cidades históricas. De acordo com o Iphan, a reforma deve ser entregue em 18 meses.
O Centro de Criatividade é considerado fundamental para a cultura maranhense e foi inaugurado em 1980. O espaço é sede do Teatro Alcione Nazaré, da Escola de Dança Lilah Lisboa, da Biblioteca Ferreira Gullar, conta ainda conta com o Cine Praia Grande e com espaços para exposições.