Com céu escuro, cidade teve 16 focos de incêndio no último sábado (24), segundo a prefeitura. Situação levou governo de SP decretar situação de emergência em 45 cidades. Ribeirão Preto registra chuva leve na madrugada deste domingo (25)
Após um dia devastador neste sábado (24) devido aos intensos incêndios florestais que acometem o estado de São Paulo desde quinta-feira (22), a cidade de Ribeirão Preto (SP) registrou uma leve chuva no início da madrugada desde domingo (25).
A garoa chegou em bairros de diversas regiões da cidade, como Jardim Paulista e Riberânia, na zona leste e Sumarezinho, na zona oeste.
Apesar de tímida, a chuva pode ajudar a conter os focos de incêndio ao melhorar a umidade relativa do ar. Sagundo o Climatempo, a cidade pode receber até 5mm de chuva durante o dia. A umidade mínima também melhora, atingindo 63%.
Na segunda-feira (26), apesar da queda na temperatura, que poderá cair para a 10ºC, a probabilidade de chuva é de apenas 3%. A partir de terça (27), não há mais previsão de chuvas na região até o fim de agosto.
Moradores evacuam condomínio em Ribeirão Preto após incêndio atingir casas
Reprodução/Redes Sociais
LEIA MAIS
Governo de SP decreta situação de emergência em 45 cidades devido a incêndios florestais no estado; veja lista
Fumaça de novos incêndios ‘antecipa’ anoitecer e assusta moradores em SP; VÍDEO
Tarcísio anuncia força-tarefa com aviões das Forças Armadas para combate às chamas no interior de SP
SP registra em 2 dias quase 7 vezes mais incêndios do que em todo o mês de agosto de 2023, diz Inpe
Onda de incêndios: Ribeirão Preto suspende futebol e atividades ao ar livre devido a condições climáticas extremas
Usina oferece recompensa de R$ 30 mil para quem denunciar autores de incêndio em Luís Antônio, SP
O estado de São Paulo tem passado por condições climáticas severas, com recorde de focos de incêndio nos últimos dias. Com céu escuro por fumaça, voos cancelados, condições se saúde graves e aumento na demanda por atendimento, picos no fornecimento de energiaelétrica e águal, evacuação de moradias e dezenas de cidades em alerta, o fogo tem deixado um rastro de destruição por toda região.
O governo de SP decretou estado de emergência em 45 cidades e o governador Tarcísio de Freitas anunciou um gabinete de crise voltado para uma força-tarefa, mobilizando aviões das Forças Armadas para o combate às chamas.
Durante o sábado (24), a expectativa de qualquer melhora nessa situação foi frustrada por mais 305 focos de incêndio contabilizados pelo Banco de Dados de Queimadas (BDQueimadas), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com destaque para localidades como Cajuru (SP), Altinópolis (SP), Olímpia (SP) e Serra Azul (SP).
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região