9 de janeiro de 2025

Após validação da Justiça Eleitoral, Sargento William é eleito prefeito de Águas de Santa Bárbara


Sargento Wilian (União) teve o maior número de votos válidos, e aguardava decisão da Justiça, que confirmou a eleição no município. Quase dois meses após a votação, a Justiça Eleitoral validou a eleição para prefeito de Águas de Santa Bárbara (SP) . Sargento Wilian (União Brasil) foi o candidato mais votado no pleito em outubro, no entanto, aguardava a decisão da Justiça Eleitoral para ter a confirmação de que assumiria ou não a prefeitura pelos próximos quatro anos. A decisão saiu na sexta-feira (27).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Conforme a Lei das Eleições, a condição de sub judice ocorre quando a candidatura está pendente de avaliação pela Justiça Eleitoral quanto à elegibilidade do candidato. No caso de Águas de Santa Bárbara, o processo que envolve o candidato é referente à falta de prestação de contas de um partido extinto que ficou como responsabilidade do novo partido.
Em entrevista ao g1, o agora prefeito eleito comemorou a decisão: “É uma satisfação maior. Já estávamos com a decisão em mãos, esperando atualizar o site da Justiça Eleitoral. O processo ainda não acabou, mas a validação já garante a nossa diplomação”, explicou.
A diplomação está marcada para o dia 16 de dezembro. A eleição em Águas de Santa Bárbara teve 4.231 votos totais, o que inclui 88 votos brancos, 2,08% dos votos totais, e 162 votos nulos, 3,83%. A abstenção foi de 1.154 eleitores, 21,43% do total de aptos a votar nas eleições 2024 na cidade.
Confira o resultado da votação em Águas de Santa Bárbara:
Sargento Wilian (União Brasil): 1.680 votos, 42,20% dos votos válidos;
Rose Dias (PSD): 1.443 votos, 36,25% dos votos válidos;
Irwing Bondar (PL): 786 votos, 19,74% dos votos válidos;
Paulo Forènse (PDT): 72 votos, 1,81% dos votos válidos.
Justiça Eleitoral valida pleito e Sargento William é eleito prefeito de Águas de Santa Bárbara
Reprodução
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias