28 de dezembro de 2024

Após vencer graves problema de saúde, mulheres passam por cirurgia de reconstrução mamária; VÍDEO

Keila e Gabriela foram operadas no mesmo dia. Quatro meses após suas cirurgias, elas expressaram gratidão pelas mudanças em suas vidas. “Eu me tenho de volta”, diz paciente que passou por reconstrução mamária.
Na semana em que se comemora o Dia da Mulher, o Fantástico destacou a luta da mulher pela saúde, com dois exemplos de Manaus.
Por motivos diferentes, a estudante Gabriela Souza e a enfermeira Keila Mara Moreira viveram dramas parecidos. As duas passaram por cirurgia de reconstrução mamária. O programa mostrou detalhes desses procedimentos (veja no vídeo acima).
‘Um câncer de mama com 2 anos de casada’
“Eu estava tomando banho, passei a mão na mama direita e senti. Um câncer de mama com 2 anos de casada”, relata Keila.
Em 2015, os médicos retiraram um quadrante da mama direita de Keila. E depois, uma testagem genética comprovou uma mutação rara.
Keila foi diagnosticada com a síndrome de Li-Fraumeni. Uma doença hereditária de predisposição ao câncer, relacionada a mutações no gene TP53. O “defeito” nesse gene faz com que tumores possam aparecer em vários órgãos.
Ela passou então por outra cirurgia para retirada das duas mamas, inclusive da que estava boa, por precaução.
“Só que o lado esquerdo que estava bom o mamilo não aderiu, infeccionou e eu voltei para uma segunda cirurgia pra retirada prótese do lado esquerdo e a outra prótese – do lado direito – rodou. Ficou para o lado. Tudo que eu não queria que acontecesse, aconteceu”, relata.
‘Senti um nódulo’
Para Gabriela, a primeira dificuldade foi chegar ao diagnóstico do fibroadenoma.
“Eu mostrei para minha mãe e eu falei, eu acho que os meus peitos estão maiores. A moça que fez ultrassom em mim achou sete nódulos”, conta a jovem.
Gabriela conseguiu realizar os exames necessários, que revelaram 16 nódulos grandes. Era preciso retirar os nódulos – mesmo benignos.
“Como eles não param de crescer, eles começaram a pesar muito. Insuportável, sabe?”
As cirurgias
Depois de tudo isso, Gabriela e Keila precisavam de uma cirurgia de reconstrução das mamas.
Médicos do Amazonas e da Bahia se uniram para acelerar essas cirurgias em mulheres que enfrentam problemas relacionados à mama e que poderiam acabar não sendo amparadas na parte estética pelo Sistema Único de Saúde. Isso porque a lei garante a reconstrução mamária apenas para casos de câncer. Ainda assim a fila é grande.
“Quando a gente fala em saúde da mama, eu não me preocupo só com o tumor, né? Com a lesão. A gente tem que pensar na funcionalidade da mama e na estética da mama. É um órgão extremamente importante para a mulher”, afirma Conceição Crozara, médica mastologista do Hospital Getúlio Vargas.
Keila e Gabi foram operadas no mesmo dia. Quatro meses após suas cirurgias, elas expressaram gratidão pelas mudanças em suas vidas.
“Faz uma diferença, sim, na minha vida fez e eu entendo que muitas mulheres não querem. Mas assim, eu acho que, no fundo, vale a pena […] Hoje eu me julgo uma vencedora pelo fato só de eu ter conquistado esse pequeno detalhe que foi essa reconstrução”, diz Keila.
Gabi – voltou à cor original do cabelo – e ao tamanho da mama também, sem precisar de prótese: “Eu estou de volta. Eu me amo muito.”
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias