9 de outubro de 2024

Após votação acirrada, Zequinha Lima (PP) comemora reeleição em Cruzeiro do Sul: ‘podem esperar muito mais’

Diferença entre o atual prefeito e a candidata Jéssica Sales (MDB) foi de menos de 200 votos. Após o resultado, Lima prometeu fazer um mandato diferente a partir de 2025. Zequinha Lima (PP) comemorou com apoiadores após vencer eleição acirrada em Cruzeiro do Sul
Reprodução/Instagram
O atual prefeito de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, Zequinha Lima (PP), foi reeleito na votação mais acirrada que o município já teve, com 50,20% dos votos, contra 49,80% de Jéssica Sales (MDB). A diferença foi de menos de 200 votos entre os dois candidatos.
Na segunda maior cidade do estado, onde pouco mais de 62 mil eleitores estão aptos a votar, quase 50 mil compareceram às urnas. Mesmo aqueles que já não são obrigados decidiram contribuir com o processo democrático, conscientes que o voto é essencial para que a sociedade possa avançar.
Aos 91 anos, a professora aposentada Gisalda Mariano fez questão de participar do processo eleitoral.
“Vim depositar o voto porque eu fico pensando: ele é só um, mas esse um tem muito valor. Então, eu aconselho, juventude, ou mesmo idosos, votem, vamos ajudar esse Brasil a crescer”, avaliou.
ELEIÇÕES 2024: Veja a página do g1 AC
TEMPO REAL: Veja todos os prefeitos eleitos no Acre
📲 CANAL DO WHATSAPP: Acompanhe as notícias do Acre no seu celular
Aos 72 anos, o aposentado Edmar Barbosa também tem a consciência que o voto é a esperança de escolher representantes que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da população.
Os eleitores de Cruzeiro do Sul tinham apenas duas opções de escolha para a prefeitura. A ex-deputada federal Jéssica Sales tentava evitar a reeleição de Zequinha Lima que, por sua vez, tinha como principal apoiador o governador Gladson Cameli.
O prefeito reeleito comemorou a vitória na praça central da cidade com seus apoiadores, logo após o resultado. Lima falou sobre a vitória e disse que fará um mandato diferente a partir de 2025.
“As pessoas podem esperar muito mais. A próxima gestão não é a continuidade da gestão que está atualmente. A gente precisa melhorar, a gente precisa se reciclar, a gente precisa mudar muita coisa. A próxima gestão é uma nova gestão que nós vamos construir. Foi esse o compromisso que eu assumi com todas as pessoas aqui da nossa cidade”, declarou.
O processo eleitoral nos municípios do Juruá se encerou às 17h com o resultado da eleição em toda a região. A juíza responsável pela 4ª zona eleitoral disse que o processo ocorreu sem nenhum imprevisto.
“Graças a Deus, saiu tudo como esperado, nós já vínhamos trabalhando desde o início do processo, dessa preparação para o processo eleitoral, com as forças de segurança. Isso foi muito importante porque fizemos reunião aqui com o presidente do DRE, fizemos outras reuniões aqui com as forças de segurança e isso sempre divulgado pela mídia também sobre essas reuniões, eu acho que isso acabou trazendo essa tranquilidade que vimos hoje durante o horário de votação”, ressaltou Rosilene Santana.
Em Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima se reelege com diferença de 197 votos
Progressistas (PP) fortalecido
O Progressistas (PP) foi o partido que mais consagrou vitórias nos Executivos municipais nas Eleições 2024 no Acre neste domingo (6). Segundo os dados consolidados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido de Gladson Cameli, governador e presidente da sigla no estado, conseguiu 14 prefeituras no interior do estado.
Eleições 2024 no AC: Progressistas elege 14 prefeitos em cidades do interior do Acre
Arte/g1
Em termos percentuais, o PP venceu em 63% dos municípios acreanos, incluindo a segunda maior cidade, Cruzeiro do Sul, com a vitória acirrada de Zequinha Lima.
Na capital, Tião Bocalom (PL) foi reeleito com 108.605 votos, o que corresponde a 54,82% dos votos válidos para a disputa, contra 68.884 votos de Marcus Alexandre (MDB) – 34,77%. Bocalom tem como vice Alysson Bestene, que é do Progressistas.
O Republicanos e o PL venceram duas prefeituras cada. Já o União, o MDB, o PDT e o PSD conquistou a vitória em uma cidade cada.
O g1 acompanhou, durante todo o dia, a votação no estado em tempo real. As urnas foram totalmente apuradas às 17h13.
Veja as prefeituras que o Progressistas (PP) venceu:
Jordão: Naudo Ribeiro (PP) – 43,02%
Manoel Urbano: Toscano Velozo (PP) – 50,95%
Plácido de Castro: Camilo da Silva (PP) – 67,93%
Porto Acre: Máximo (PP) – 58,49%
Porto Walter: César Andrade (PP) – 62,50%
Tarauacá: Rodrigo Damasceno (PP) – 45,16%
Senador Guiomard: Rosana Gomes (PP) – 62,40%
Brasiléia: Carlinhos do Pelado (PP) – 52,37%
Marechal Thaumaturgo: Valdélio Furtado (PP) – 59,90%
Xapuri: Maxsuel Maia (PP) – 36,48%
Cruzeiro do Sul: Zequinha Lima (PP) – 50,20%
Sena Madureira: Gerlen Diniz (PP) – 54,25%
Mâncio Lima: Zé Luiz (PP) – 50,65%
Assis Brasil: Jerry Correia (PP) – 75,88%
Confira abaixo como ficou a situação nos outros municípios:
Acrelândia: Olavinho Boiadeiro (Republicanos) – 73,87%
Capixaba: Manoel Maia (União) – 65,82%
Feijó: Delegado Railson (Republicanos) – 49,99%
Rio Branco: Tião Bocalom (PL) – 54,82%
Epitaciolândia: Sérgio Lopes (PL) – 58,54%
Santa Rosa do Purus: Tamir Sá (MDB) – 51,75%
Bujari: Padeiro (PDT) – 49,79%
Rodrigues Alves: Salatiel Magalhães (PSD) – 60,11%
O Acre teve 64 candidatos ao cargo de prefeito e 2.156 ao de vereador. Segundo o levantamento, houve uma redução no número de candidatos em relação ao pleito de 2020.
Câmara tem renovação de 66%
As eleições deste domingo (6) definiram a nova composição da Câmara Municipal de Rio Branco, que conta agora com 21 vereadores. Com cenário similar às prefeituras, o Progressistas (PP) foi o partido que mais elegeu vereadores, com seis. Em seguida, figuram PL, MDB e União, com 3 vereadores cada. Bruno Moraes (PP) foi o mais votado, com 5.898 votos. (Confira a lista completa aqui)
Em comparação com as Eleições de 2020, sete candidatos foram reeleitos e 14 novos foram eleitos, o que representa uma renovação de 66%. Este ano, foram eleitas duas mulheres, mantendo a mesma quantidade do último pleito.
Vereadores eleitos em Rio Branco nas Eleições de 2024
Arte/g1
VÍDEOS: g1

Mais Notícias