Buraco se abriu na sexta-feira (30), na Rua Ernesto de Moura, em Itapeva (SP). Aposentado tem dificuldade de locomoção, sequelas de um acidente de trabalho, e precisa sair de carro para as sessões de fisioterapia. Buraco se abriu na sexta-feira (30), na Rua Ernesto de Moura, Jardim Virginia, em Itapeva (SP), após fortes chuvas atingirem a região
Arquivo pessoal
Há quase duas semanas, uma cratera se abriu na Rua Ernesto de Moura, no Jardim Virgínia, em Itapeva (SP), após fortes chuvas. O problema ainda não foi resolvido, deixando moradores praticamente presos. Entre eles, um aposentado que faz fisioterapia três vezes por semana há mais de sete anos, após um acidente de trabalho, e que agora não consegue sair de casa.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O buraco se abriu em frente a duas casas. Wilson Luiz Machado Junior, de 45 anos, é o morador mais afetado, pois a cratera impede o acesso à sua garagem.
“Eu preciso do carro para fazer fisioterapia, sabe? E eu não estou podendo nem ir na fisioterapia, porque como que eu vou sem carro? Tive médico e perdi também. O meu problema é na coluna, não posso ficar andando de moto, então eu preciso do carro para me locomover. Já estou há 10 dias sem poder sair”, lamenta.
Cratera em frente da casa atrapalha rotina de morador que faz fisioterapia em Itapeva
Wilson Luiz Machado Junior/Arquivo pessoal
O morador relata que a esposa e o filho também estão sendo afetados pela falta de mobilidade: “Eu fico na minha casa e faço fisioterapia para melhorar minha locomoção. Minha esposa está com os nervos à flor da pele. Ela trabalha à noite e fica preocupada com a gente”, conta.
Nos vídeos feitos por outra moradora, dias após a situação ter começado, é possível ver encanamentos expostos e um vazamento de água, enquanto o asfalto foi “engolido” pela cratera (veja abaixo).
Sem poder sair: Aposentado está ‘preso’ há mais de dez dias após cratera se abrir em frent
A moradora conta que funcionários da Prefeitura de Itapeva e da Sabesp, responsáveis por realizar a manutenção, foram ao local na quinta-feira (6) e no sábado (8), mas depois não voltaram mais.
“A questão deles era parar de chover para poder mexerem, mas agora não apareceram. O buraco se estabilizou, mas e se vir chuva novamente?.”
Manutenção no local
A Prefeitura de Itapeva publicou um comunicado, na segunda-feira (10), afirmando que a Secretaria de Obras e Serviços está realizando reparos de galerias pluviais nas ruas Adil Bernardino e Ernesto de Moura, na Vila São José e Jardim Virgínia, respectivamente.
No comunicado, o município afirmou que “ambos os problemas nestas vias públicas foram ocasionados por vazamentos das redes de esgoto e de drenagem e as operações conjuntas entre a prefeitura, Sabesp e Elektro, por tratar-se de obras emergenciais, estão sendo executadas com recursos próprios do município”.
O reparo nas galerias pluviais do Jardim Virgínia, endereço onde os moradores estão sendo afetados pela cratera, está previsto para ser finalizado nesta semana, mas a prefeitura não deu um prazo exato.
Já a Sabesp informou, em nota, que aguarda a prefeitura concluir a manutenção na galeria de água pluvial para fazer a troca necessária na rede de esgoto.
Reparo nas galerias pluviais do Jardim Virgínia está previsto para ser finalizado nesta semana
Prefeitura de Itapeva/Divulgação
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM