8 de outubro de 2024

‘Aqui aprendi a andar de cabeça erguida’ diz eleitor cego e ex-aluno que vota no Instituto São Rafael, local com maior acessibilidade em BH

A escola, fundada em 1926 para pessoas com deficiência visual, recebeu hoje eleitores, muitos com alguma deficiência, em sete sessões de votação. Otacílio dos Santos, ex-aluno do Instituto São Rafael, indo votar na sua antiga escola.
Raquel Freitas – TV Globo
Neste domingo (09), em todo o Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 1.451.846 eleitores com algum tipo de deficiência estavam aptos a votar. Desse total, 224.805, com deficiência visual. Em Belo Horizonte, o Instituto São Rafael, escola fundada para atender pessoas com deficiência visual, é o colégio eleitoral que mais oferece acessibilidade.
Otacílio estudou no instituto de 1973 a 1980. Voltar aqui vai além de exercer o direito ao voto. É relembrar momentos felizes dos tempos de infância.
“Lembro dos meus bons tempos de garoto, das peraltices que fazia aqui com os colegas. Aqui aprendi a andar de cabeça erguida e ter dignidade. Nós precisamos muito de acessibilidade. Gostaria muito que, o prefeito que ganhar, desse qualidade melhor para os deficientes visuais nas estações do Move”, reivindicou Otacílio dos Santos.
A dona de casa Francisca Pereira da Silva, deficiente visual, indo votar no Instituto São Rafael.
Raquel Freitas – TV Globo
A dona de casa Francisca gostou da estrutura que encontrou para que pudesse votar. Usou fones de ouvido e conseguiu fazer as escolhas na urna eletrônica com autonomia.
“É importante votar. Desejo que seja alguém para olhar por nós, para nossa cidade. Temos que cumprir nossa obrigação, nosso dever. A cidade está muito ruim para gente, muito cheia de buracos, qualquer movimento que a gente faz é perigoso machucar. Se o candidato que ganhar puder olhar por nós, a gente agradeceria”, explicou Francisca Pereira da Silva.
Não apenas pessoas cegas estiveram presentes durante a votação. O policial reformado Walasse Lopes é cadeirante e ficou surpreso com a facilidade com que chegou à urna. Foi a primeira vez que ele votou no Instituto São Rafael.
“A acessibilidade aqui é bem tranquila, bem favorável. Ambiente bem organizado. Não tive nenhuma dificuldade”, comemorou o policial militar reformado Walasse Lopes de Souza.
O Instituto São Rafael existe desde 1926 e é uma instituição de ensino estadual voltada para pessoas cegas. A escola em Belo Horizonte foi criada na década de 1920, nos mesmos moldes do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias