10 de janeiro de 2025

Área energizada dificultou controle de fogo no HC de Ribeirão Preto, diz bombeiro


Cerca de 7 viaturas e 14 agentes foram deslocados para conter as chamas em sala de maquinários na manhã desta sexta (10). Área está segura para pacientes e funcinários e não há risco de retorno das chamas. Bombeiro fala sobre dificuldade em conter fogo no HC de Ribeirão Preto
O capitão do Corpo de Bombeiros, Fernando Roberto, disse, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo, que uma das maiores dificuldades em conter o fogo na sala de maquinários do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto (HC) é o fato da sala ser energizada, ou seja, estar ligada à rede elétrica.
O fogo começou por volta das 7h50 após uma pane elétrica em uma substação de energia e provocou correria entre pacientes e funcionários, mas ninguém ficou ferido.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“Por se tratar de um incêndio em uma subestação de energia, a gente não pode chegar e tentar apagar jogando água. Inicalmente, havia muita fumaça risco inicial de pessoas que pudessem inalar fumaça e passar mal. Então, concomitantemente fizemos a desenergização da área, os bombeiros foram evacuando e, assim que estava desenergizado, fizemos o combate ao incêndio”, disse.
No momento, não há risco de retorno das chamas no local e os atendimentos já foram normalizados. Ao todo, nove pacientes precisaram ser transferidos para os hospitais Santa Lydia, São Francisco de Assis e HC-UE, em Ribeirão Preto.
LEIA MAIS:
Pacientes são evacuados após fogo atingir estação de energia no HC de Ribeirão Preto
Vídeo mostra correria em meio à fumaça após fogo no HC de Ribeirão Preto
Segundo a corporação, sete viaturas e 14 agentes foram deslocados para conter as chamas. Outro fator de risco, segundo o capitão, é a fumaça tóxica, o que justifica a transferência dos pacientes das alas mais afetadas.
“Por se tratar de um incêndio em local energizado, a equipe de brigadas do HC tentou iniciar o combate e reuniu os extintores para que a gente, com os equipamentos de proteção adequado pudesse adentrar a subestação e realizar o combate”.
De acordo com o capitão, a equipe técnica do hospital vai reavaliar a possibilidade de religamento da energia anda hoje. As áreas mais afetadas foram a administrativa e o setor de nutrição.
O prédio está sendo abastecido por geradores, uma vez que a energia elétrica precisou ser cortada. O Corpo de Bombeiros realizará uma vistoria no local antes de autorizar a reocupação do prédio. Pacientes com consultas eletivas marcadas foram orientados a retornar para suas casas e deverão ser reagendados para a próxima semana.
Bombeiros realizam rescaldo após incêndio no HC de Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias