Registro consta no Painel de Monitoramento de Dengue do Estado de São Paulo. Ao todo, 19 cidades do centro-oeste paulista já registraram mortes pela doença. Mosquito Aedes aegypti é responsável pela dengue
Divulgação/SES
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou, nesta quarta-feira (1º), a primeira morte por dengue no ano em Arealva (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O registro consta no Painel de Monitoramento de Dengue do Estado de São Paulo. Com a atualização, o centro-oeste paulista acumula 55 óbitos pela doença desde o início do ano.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Arealva para confirmar o perfil da vítima, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Ainda nesta quarta-feira, o estado de SP também confirmou o 12º óbito pela doença em Marília (SP). Na terça (30), a prefeitura havia confirmado três mortes por dengue e, segundo contagem municipal, a cidade chegou a 11 óbitos pela doença desde o início do ano.
No entanto, o Governo do estado de SP contabiliza uma morte a mais. Isto porque a adolescente de 14 anos, Rute Jonas dos Santos Silva, estava de férias na casa de parentes em Bariri (SP), quando teria contraído a doença e, por isso, o município não registra o óbito.
Ciclo do mosquito transmissor da dengue (aedes aegypti) possui quatro fases
Reprodução/TV TEM
Com o registro em Arealva, ao todo, 19 cidades da região já registraram mortes por dengue este ano: Marília (12), Pederneiras (7), Bariri (6), Jaú (5), Bauru (4), Botucatu (4), Boracéia (3), Lençóis Paulista (3), Arealva (1), Areiópolis (1), Bastos (1), Cândido Mota (1), Dois Córregos (1), Herculândia (1), Mineiros do Tietê (1), Pompéia (1), Pongaí (1), São Manuel (1) e Torrinha (1).
Já, com relação ao número de casos, são mais de 50 mil confirmações. Botucatu lidera o ranking com mais de 11 mil casos, seguida de Marília, Dois Córregos, Bariri e Pederneiras.
Botucatu: 11.130 casos confirmados
Marília: 6.296 casos confirmados
Dois Córregos: 3.213 casos confirmados
Bariri: 3.049 casos confirmados
São Manuel: 3.091 casos confirmados
Pederneiras: 2.889 casos confirmados
Bauru: 2.757 casos confirmados
Vacina contra a dengue
Na última semana, o Ministérioúde (MS) anunciou o envio da vacina contra a dengue para cidades do centro-oeste paulista, incluindo Arealva.
Nesta primeira remessa, as 48 cidades do centro-oeste paulista receberão cerca 80 mil doses da vacina. Confira as cidades e quantidade de doses no link.
O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Nesta primeira etapa, estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos.
Vacina Qdenga protege contra quatro sorotipos da doença. Imunizante é encontrado em clínicas particulares de Sorocaba (SP)
Clinica Vaccinate/Divulgação
O que é a Qdenga e como ela age?
A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: