23 de setembro de 2024

Arquiteta explica importância do acompanhamento de construções e reformas: “Menor tempo de obra e economia de materiais”

Entre os benefícios do serviço, destacam-se a redução de custos, eficiência na execução e asseguração da compatibilidade com o projeto. A vistoria de obras é um procedimento minucioso que envolve a análise detalhada de cada aspecto do projeto de construção
Tamara Alves/Arquivo pessoal
O setor imobiliário está em constante crescimento, movimentando as obras na região e trazendo a possibilidade da realização de muitos sonhos através de construções e reformas.
Além de servir como um guia para o desenvolvimento das obras, o projeto arquitetônico representa uma prévia do resultado, a recompensa que o cliente terá após um investimento significativo.
No entanto, garantir que essa visão se concretize de maneira fiel requer mais do que apenas planejamento. Surge então a necessidade do acompanhamento de obras, fundamental para quem busca qualidade e economia, assim como equivalência entre o conceito inicial e a execução final.
Para a arquiteta Tamara Alves, que atua em Sorocaba (SP) e Itapetininga (SP), são inúmeras as vantagens que se tem quando um cliente contrata o serviço de acompanhamento de obras. Ela destaca o que torna o serviço mais eficiente.
“É possível contar com o profissional experiente que projetou a obra, assistindo e orientando regularmente o recinto. Naturalmente, evitará retrabalhos que são comuns. Nem sempre o profissional de edificação que está diariamente na obra entende o projeto, ou muitas vezes, por não ter participado da elaboração, não dá a dimensão da importância de cada objeto e aparelho especificado” , pontua a arquiteta.
Ela ressalta que, em uma obra não acompanhada, surgem pontos que deixam de ser feitos, ou que precisam ser desfeitos e construídos novamente, o que gera atrasos e muitos custos. Para isso, a economia de um acompanhamento de obra é evidente na conclusão.
A vistoria realizada profissionalmente, garante ao cliente a segurança de que tudo ocorrerá conforme o resultado planejado
Tamara Alves/Arquivo pessoal
Etapas do processo
O acompanhamento de obras pode ser feito pelo arquiteto, pelo engenheiro civil, ou ainda pelos engenheiros hidráulicos e elétricos atendendo as dimensões de sua área.
“Levando ainda em consideração a dimensão do projeto, uma obra de grandes proporções deve sim contar com todos esses profissionais acompanhando conjuntamente”, acrescenta Tamara.
Antes mesmo da elaboração do planejamento arquitetônico, no momento de investigação topográfica e de fundação de terreno, uma vez que o cliente optou por contar com o acompanhamento de obra, ele já pode contar com uma assessoria mais personalizada.
Após a aprovação, iniciam-se as etapas de orçamento, itens essenciais, execução, assessoria em escolha de acabamento, assessoria em escolha de móveis, monitoramento e controle de entrega.
“Os relatórios são uma boa maneira de informar o cliente sobre o andamento de sua obra. Mas, com a facilidade de acesso das tecnologias de informação de hoje, além dos relatórios, eu tenho explorado os vídeos. Toda visita eu ando pela obra, mostro e narro cada etapa em que a edificação se movimentou, cada equipamento instalado, testo e mostro no vídeo a eficiência ou não da instalação de cada um deles”, conta a especialista.
De acordo com a Tamara, os relatórios tem a importância do registro formal e cronológico do andamento da obra. Mas são com os vídeos que o cliente fica mais apegado, se tranquilizando com o andamento e muitas vezes conseguindo acompanhar sua própria obra de longe.
Frequência de visitas
A arquiteta explica que uma visita semanal, em que o profissional consiga disponibilizar quase o dia todo, já é o suficiente para obras menores. Porém, para edificação de vários pavimentos pode ser necessário até mesmo acompanhamento diário.
“Não consigo vislumbrar um acompanhamento com qualidade sendo feito 100% à distância. O que é comum são dúvidas tiradas e orientações serem feitas através de vídeo ou fotos”, ressalta Tamara.
Tamara enfatizou a importância da comunicação entre o vistoriador, o cliente e os prestadores de serviço
Tamara Alves/Arquivo pessoal
Conselhos profissionais
Mesmo que não haja o processo do acompanhamento de obra, Tamara Alves salienta pontos essenciais para que a reforma ou construção seja executada perfeitamente como está no projeto.
” O arquiteto precisa atender realmente as vontades e anseios do cliente. Orientar no que é mais usual, duradouro e eficiente, seja na distribuição de espaços ou no acabamento. Mas, ao mesmo tempo, dar voz ao cliente e suas necessidades. De certa maneira, é comum perceber arquitetos tomando propriedade do projeto e escanteando algumas necessidades e sugestões do cliente”, diz ela.
Tamara defende que o cliente deve sentir-se plenamente realizado no momento da aprovação e alega, ainda, que essa forma de atendimento é justa com o investimento do contratante, e proporciona que ele mesmo participe e seja o maior aliado na exigência da compatibilização entre projeto e execução.
“O arquiteto, por mais que não seja contratado para acompanhar a obra, deve estar disponível para ministrar reuniões com os profissionais em momentos importantes do processo de edificação. Isso, sem dúvidas, vai ser importante para a compatibilização”, finaliza Tamara.
Com a orientação de profissionais qualificados e a utilização de estratégias adequadas, os clientes podem desfrutar de uma obra concluída dentro do prazo e do orçamento estabelecidos
Tamara Alves/Arquivo pessoal
*Colaborou sob a supervisão de Beatriz Pires.

Mais Notícias