Com arquitetura requintada, dezenas de cômodos e até capela, o Palácio Boa Vista completou 60 anos desde a inauguração. Antes ele era a residência de inverno de um ex-governador de SP e hoje é uma casa-museu, sendo um centro cultural e histórico. Palácio Boa Vista em Campos do Jordão, SP
Reprodução / Gov São Paulo
“Morador” da cidade mais alta do país há pelo menos 60 anos, o Palácio Boa Vista, localizado em Campos do Jordão (SP), é um dos principais pontos turísticos da cidade.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O prédio, que foi inaugurado em 1964, foi utilizado num primeiro momento como residência oficial do então governador do estado de São Paulo.
Seis anos depois, em 1970, o Palácio foi reinaugurado. Dessa vez, o objetivo era que o prédio servisse de centro cultural e fosse aberto para visitação pública.
Com a ‘reinauguração’, o prédio passou a receber os primeiros concertos musicais de inverno que, pouco depois, foi transformado no Festival de Inverno de Campos do Jordão — realizado até hoje.
Palácio da Boa Vista é a residência oficial do governador paulista quando ele sobe a serra
Governo do Estado de SP/Divulgação
Estrutura
Com uma arquitetura medieval, o Palácio Boa Vista reúne dezenas de cômodos. Localizado no Alto da Boa Vista, o lugar é privilegiado por proporcionar uma vista panorâmica da cidade. Na área externa, jardins enfeitam o local.
Pátio interno do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, SP
Divulgação
Dentro do Palácio, estão mais de 1,8 mil obras de arte, que vão do Modernismo ao abstrato. Entre as quase 2 mil peças que há no local, chamam a atenção 8 pinturas raras (e consideradas valiosas) de Tarsila do Amaral.
Além das pinturas de Tarsila do Amaral, o prédio é recheado de mobiliário, tapeçarias, louçaria e prataria valiosas.
Pátio interno do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, SP
Divulgação
Entre os principais espaços do Palácio está o Pátio Interno, com capacidade para 220 pessoas, em uma área de 400 metros quadrados.
O Salão Nobre, que possui piano e lareira, é o maior salão dentro do Palácio Boa Vista e tem capacidade para 120 pessoas em uma área de 98 metros quadrados.
Salão Nobre do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, SP
Divulgação
A Sala de Estar, em seus 45,2 metros quadrados, possui capacidade para receber 30 pessoas. O espaço contem lounges mobiliados com sofás, poltronas e obras de arte.
Já a Sala de Banquetes, voltada para 18 pessoas, também reúne obras de arte expressivas, além de mobiliários antigos e históricos. O espaço é de 54 metros quadrados.
Sala de Banquetes do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, SP
Divulgação
Com capacidade para 90 pessoas, a Capela São Pedro Apóstolo também integra o Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. O projeto da capela é de Paulo Mendes da Rocha e ela foi erguido sobre um único pilar.
Ela é composta por um pátio do batistério, além de espelho d’água, vestíbulo e conta com pia batismal, altar e sacrário.
Capela de São Pedro Apóstolo, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, SP
Divulgação
Palácio Boa Vista em Campos do Jordão, SP
Divulgação
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina