25 de dezembro de 2024

Arrecadação com multas de trânsito cresce 28% e chega a R$ 99 milhões em Campinas


Dados se referem aos nove primeiros meses do ano. Emdec diz que multas são reflexo do descumprimento das leis de trânsito, por parte dos condutores Veja flagrantes de infrações de trânsito em Campinas
A arrecadação com multas de trânsito em Campinas (SP) cresceu 28% de janeiro a setembro deste ano, se comparado ao mesmo período de 2023. Os dados são da Emdec, órgão responsável pelo trânsito da metrópole, e inclui penalidades aplicadas por agentes de trânsito e por meio de radares eletrônico.
Segundo os números disponíveis no Portal da Transparência, foram R$ 99 milhões de reais de multas pagas à Emdec nos nove primeiros meses deste ano, um aumento de 21 milhões se comparado a 2023, quando o órgão recebeu no mesmo período 77,3 milhões.
Os valores recebidos, no entanto, não se referem a multas aplicadas nesses anos. Isso porque, as infrações podem ser pagas meses depois, a depender do prazo de vencimento e análise de recursos.
Multas aplicadas
Nos primeiros nove meses deste ano, o número de multas aplicadas na metrópole cresceu 49,1% se comparado ao ano passado, segundo dados da Emdec. Veja números:
Janeiro a setembro de 2023: 495.849
Janeiro a setembro de 2024: 739.458 (+49,1%)

O que diz a Emdec
Segundo a Emdec, dois fatores explicam o aumento no número de multas aplicadas em Campinas:
Modernização dos equipamentos com maior qualidade no registro e, consequentemente, maior precisão para identificar as infrações;
Instalação de 18 novos radares em pontos críticos de acidentes.
“O aumento no número de e de multas observada na comparação entre 2023 e 2024, no que se refere às multas eletrônicas, está relacionada aos 18 novos radares instalados entre novembro de 2022 e o início de 2023, em pontos críticos de sinistralidade (acidentalidade) de Campinas. Em 2024, todos os equipamentos já estavam processando as infrações plenamente”, explicou a Emdec.
Segundo o órgão, o número de multas aplicadas de janeiro a setembro deste ano, contudo, se referem a 0,06% das passagem nos radares da metrópole. Veja números:
Passagens nos radares: 1.057.551.829
Infrações detectadas: 614.813
Radar de fiscalização eletrônica de velocidade na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas
Johnny Inselsperger/EPTV
‘Preservação de vidas”
Em nota, a Emdec reforçou que a aplicação de multas, e sua consequente arrecadação, são motivadas, “única e exclusivamente, pelo descumprimento das leis de trânsito, por parte dos condutores”.
“Assim como os radares são instrumentos para preservação de vidas no trânsito, a aplicação de penalidades também é a maneira de favorecer o cumprimento das leis vigentes e de prevenir acidentes e mortes no trânsito”
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias