21 de outubro de 2024

Arrendar é saída para quem quer produzir sem ser dono de terra

Arrendamento pode ser uma solução econômica aos que estão começando no ramo da agricultura. Na região de Araçatuba (SP), o procedimento é feito entre uma usina e um plantador de cana-de-açúcar. Arrendamento de terra pode ser pontapé na agricultura
TV TEM/Reprodução
Ter um pedaço de terra como propriedade pode ser um pontapé maior àqueles que estão procurando um começo no ramo da agricultura. No entanto, os terrenos não custam pouco e, por isso, o arrendamento poder uma solução mais econômica.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Na vida de Claudemir Trevelim, o cultivo da cana-de-açúcar tem sido feito em um local de 1,8 mil hectares, situado na região de Araçatuba (SP). Porém, apenas 5% pertence a ele, enquanto todo o resto, dividido com terceiros, é arrendado para uma usina.
“Geralmente, durante o processo, eu levanto a área, conheço seu dono e acertamos o contrato com a usina. Ela faz um repasse da área para mim, enquanto paga o arrendamento para o proprietário. Quando chega na época de cultivo da cana, eles descontam todo o pagamento de renda que ela fez ao dono. O vínculo é direto com a empresa”, explica.
A responsabilidade de Claudemir é plantar e cuidar do canavial, deixando tudo para a colheita, feita pela usina. Seu lucro é medido por tonelada e, além disso, é descontada uma taxa de 20%, correspondente ao arrendamento feito pela empresa.
Veja a reportagem exibida no programa em 20/10/2024:
Arrendar é saída para quem quer produzir sem ser dono de terra
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

Mais Notícias