25 de dezembro de 2024

Arroz de Braga leva o nome de cidade portuguesa, mas foi criado no Brasil; entenda e veja a receita

Prato nasceu em Santos, no litoral de São Paulo. Criado em uma cozinha brasileira, ele leva muitas carnes e temperos naturais, além do arroz. Arroz de Braga leva o nome de cidade portuguesa, mas foi criado no Brasil; entenda

Um falso lusitano. Esse é o Arroz de Braga. O prato que leva o nome de uma cidade localizada ao norte de Portugal, diferentemente do que muitos pensam, ele nasceu em Santos, no litoral de São Paulo. Criado em uma cozinha brasileira, ele foi batizado com o sobrenome do seu inventor e ficou conhecido por todo o país.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
No Almanaque de Santos, de 1969, o jornalista Olao do Carmo Rodrigues explicou que o Arroz de Braga nasceu em Santos. Seu Braga, dono de um pequeno restaurante localizado na Rua do Itororó, no Centro de Santos, criou a receita por acaso.
“Existem outras versões. Mas, essa história é que chegaram alguns clientes tarde da noite, de madrugada, e ele tinha poucos ingredientes disponíveis. E, ele fez um arroz com o que ele tinha, que era repolho, costelinha, os ingredientes do Arroz (de Braga). Então, é uma criação brasileira”, explica a gastrônoma Luciana Marchetti.
Não se sabe se Seu Braga era brasileiro ou português. A receita, porém, agradou tanto o paladar que ficou famosa no país todo. “Durante um tempo, ele foi incluido no ‘prato do dia’. Ele era vendido às quintas-feiras, como a feijoada às quartas”, conta Luciana.
Esse prato, que leva o nome de uma cidade portuguesa, nasceu em uma cozinha brasileira. Por isso, os ingredientes são facilmente encontrados no nosso país. Ele leva sobrecoxa de frango, paio, bacon, costela, linguiça, repolho e muitos temperos, além do arroz, é claro.
Arroz de Braga preparado pela cozinheira Sandra Baccarat, em Santos
Mariane Rossi/g1
Só no Brasil
Se você for até a cidade de Braga, no norte de Portugal, e pedir esse prato, não fique surpreso. O arroz de Braga só existe no Brasil. “Minha irmã mora em Portugal. Eu perguntei pra ela: pergunta para as suas colegas se alguém conhece o Arroz de Braga. E, ela falou que não, que ninguém conhece”, conta.
Segundo a gastrônoma, muitos podem confundir essa receita com o Arroz de Pato à Moda de Braga. O preparo e os ingredientes, porém, são bem diferentes. O prato português leva carne de pato, chouriço, orelha de porco e presunto, além de temperos. Já o arroz, que acompanha, é finalizado no forno com pedaços da ave.
Sandra Baccarat prepara o Arroz de Braga, em Santos
Danilo Santos/g1
Receita de família
Apesar de ter sido criado em Santos, nem todos os restaurantes da cidade possuem o Arroz de Braga no cardápio. Pelo contrário, são poucos os cozinheiros que preparam a receita e buscam disseminar a história pela cidade.
Uma delas é Sandra Baccarat, proprietária e chef de cozinha do restaurante Barkanas 53. A receita é especial para ela, já que veio da sogra, que a inspirou a seguir os rumos da culinária.
“Quem fazia o Arroz de Braga era minha sogra, o tempo todo que a gente ia almoçar ou jantar na casa dela, ela fazia quase sempre. É uma coisa que eu acho tão saborosa e tão rica, porque, na realidade, ele é um prato único. Eu falei: vou colocar no cardápio, que vai fazer sucesso e fez”, conta ela.
Assim como muita gente, depois de anos saboreando o prato, ela descobriu a origem da receita. “Eu achava que o Arroz era de Braga. Depois de muito tempo, eu aprendi com ela, fazia e tal. Depois, eu vim a saber que ele não tem nada a ver com Portugal, que a história dele é santista, ele é um prato santista. Foi aí que eu fiquei com mais vontade de fazer ainda”, comenta ela.
Sandra Baccarat prepara o Arroz de Braga em Santos
Danilo Santos/g1
Para Sandra, para fazer um bom Arroz de Braga é o essencial ter uma variedade das carnes, o repolho não pode faltar e muitos temperos naturais, além de um bom caldo caseiro feito com as aparas de legumes e ossos das carnes.
Com o passar dos anos, Sandra incrementou a receita da sogra. Ela acrescentou cenouras, tomilho e o salsão, itens que ela considera que dão um sabor a mais no Arroz de Braga.
“É um prato muito rico, rico em sabor, por isso que eu gosto de fazer. Ele não é fácil de fazer, porque tem várias etapas. Mas, é um prato rico.
Arroz de Braga preparado pela cozinheira Sandra Baccarat, em Santos
Mariane Rossi/g1
Arroz de Braga, por Sandra Baccarat
Ingredientes
3 xícaras de arroz
6 xícaras de caldo de legumes
2 colheres de azeite
300 gramas de bacon picados
4 paios em fatias
3 calabresas em fatias
1,5 kg pedaços de sobrecoxa desossado
1,5 kg costelinha suína
4 cenouras fatiadas
1/2 repolho
5 talos de salsão picado
10 tomates picados
3 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
2 pimentas dedo de moça picadas
2 ramos de tomilho
3 folhas de louro
Salsinha a gosto
Cebolinha a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto
Molho de cebola (para acompanhar)
2 cebolas em fatias finas
Salsinha
Pimenta dedo de moça
Sal e pimenta do reino
Azeite
Vinagre de maçã ou álcool
Gelo
Modo de preparo
Arroz de Braga
Em uma grande panela, adicione um fio de azeite. Adicione o bacon picado e espere dourar. Coloque as costelinhas suínas e mexa bem. Depois, acrescente as sobrecoxas e, em seguida, os temperos como cebola, alho, pimenta dedo de moça, tomilho, cebolinha e o louro. Deixe as carnes cozinharem bem, e continue mexendo a panela. Acrescente as cenoura, os talos de salsão e os tomates. Adicione as calabresas e os paios já grelhados. Salpique a salsinha.
Coloque o arroz branco cru. Misture bem e despeje o caldo de legumes. Por fim, disponha as folhas de repolho por cima e tampe a panela. Deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos. Destampe, corrija o sal, desligue o fogo e mantenha a panela fechada por mais alguns minutos para terminar o cozimento. Sirva em seguida, com o molho de cebola.
Molho de cebola
Em uma tigela, coloque as cebolas já fatiadas. Despeje água quente e, com as mãos, misture até sentir que as cebolas estão um mais macias. Em seguida, acrescente o gelo, que irá parar o cozimento. Adicione a salsinha, o sal, pimenta do reino e a pimenta dedo de moça a gosto. Regue com azeite e um pouco de vinagre de maçã, em menor quantidade. Misture bem e ajuste os temperos, se necessário.
Arroz de Braga preparado pela cozinheira Sandra Baccarat, em Santos
Mariane Rossi/g1

Mais Notícias