O primeiro reservatório que recebeu obras de arte urbana foi o do Bairro Interlagos. Primeira intervenção do projeto Arte nas Águas de Minas é realizada em Divinópolis
O projeto “Arte nas Águas de Minas” realizou intervenção artística no reservatório de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) no Bairro Interlagos, em Divinópolis. Com belíssima obras de arte urbana, o mural ao ar livre ficará como legado cultural para os moradores da cidade.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Com a presença de autoridades locais, moradores e das equipes Copasa e APPA – Cultura & Patrimônio, foi aberto ao público na última quarta-feira (6) o espaço que agora conta com as artes dos artistas locais selecionados pelo edital do projeto, Mika Ribeiro e William Pinguim, e da parceria com a dupla goiana Bicicleta Sem Freio, formada por Douglas de Castro e Renato Pereira.
“É com muita satisfação que entregamos essa arte que representa a importância das águas das bacias dos rios Pará e Itapecerica, que fazem parte dessa grande cadeia de rios que abastecem o estado e o país”, destacou William Pinguim.
“Arte nas Águas de Minas” produz obra de arte urbana em reservatório da Copasa em Divinópolis
Natália Hare/Divulgação
Até março de 2025, o projeto “Arte nas Águas de Minas” também vai produzir obras de arte urbana em reservatórios da Copasa em Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano.
Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do grafite, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto, e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, que serão escolhidos por editais publicados longo do percurso.
Em todas as etapas haverá uma atenção especial para acessibilidade com diversas iniciativas como e apresentará recursos de plano de comunicação acessível, considerando design de cores, fontes e layouts que favoreçam melhor leitura e compreensão das informações, rotas acessíveis, mapa tátil e sinalização em braille, audiodescrição a partir de QR Codes das intervenções artísticas, intérprete de libras para as atividades abertura, oficinas formativas, encerramento e visitas mediadas.
“Arte nas Águas de Minas” produz obra de arte urbana em reservatório da Copasa em Divinópolis
Natália Hare / Divulgação
“Arte nas Águas de Minas” produz obra de arte urbana em reservatório da Copasa em Divinópolis
Natália Hare/Divulgação
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas