A oficina de dança O Corpo que Habitamos, da Cia da Idea (RJ), será realizada de 27 a 29 de agosto. Já a Mostra Grotesca Gruta realiza três oficinas de teatro ministradas por artistas pesquisadoras. Cia da Ideia promove a oficina “O Corpo que Habitamos”, em Belém
Rodrigo Zeferino
Nesta semana, premiadas companhias de arte promovem gratuitas de interpretação e dança voltadas ao público de Belém. A oficina de dança O Corpo que Habitamos, da Cia da Idea (RJ), será realizada de 27 a 29 de agosto, na Casa Saulo Sisnando. Já a Mostra Grotesca Gruta realiza três oficinas de teatro ministradas por artistas pesquisadoras das artes cênicas. São mulheres que trabalham com comicidade em uma perspectiva contemporânea e decolonial.
Corpo que Habitamos
Voltada ao público em geral e com entrada franca, a oficina “Corpo que Habitamos” pretende disponibilizar aos participantes ferramentas de conhecimento de uso do próprio corpo e criação a partir do autoconhecimento. A oficina, que itinera por diversas cidades do Brasil, é promovida pela Cia da Idea (RJ), criada em 2006, que propõe uma produção multilinguagens, com artistas circenses, da dança de rua, dança contemporânea, atores e músicos.
O laboratório de criação possibilitará que os participantes desenvolvam suas capacidades de interpretar sem a rigidez de uma estética de dança única, porém trabalhando conceitos amplos de dança como espacialidade, gravidade e suspensão, ritmo, coordenação, intenções de movimento, memória e improvisação.
O encontro será conduzido por Alessandro Brandão e Renata Reinheimer, dois experientes artistas. Brandão atua como diretor de teatro, cinema e dança. Dirigiu espetáculos como “A casa de Bernarda Alba”, de Garcia Lorca; “O santo e a Porca”, de Ariano Suassuna; e “O Balcão”, de Jean Genet. Integrou a Cia de Dança baSiraH por 11 anos, para quem dirigiu e coreografou o espetáculo “eu só existo quando ninguém me olha”. Em 2007, Alessandro recebeu o Prêmio SESC de melhor ator, e em 2009, o Prêmio Candango de melhor ator de curta metragem no festival de Brasília do cinema Brasileiro.
Como bailarina, Renata Reinheimer trabalhou com as seguintes companhias: Esther Weitzman Cia de Dança, Focus Cia de Dança e Marcia Rubin Cia de Dança. Foi ensaiadora e preparadora corporal da Cia. Harappa Dança Teatro com direção de Claudia Mele, Focus Cia. de Dança com direção de Alex Neoral e Dupla de Dança Ikswalsinats com direção de Gustavo Ciríaco e Frederico Paredes. De 2000 a 2004 trabalhou como pesquisadora da cidade do Rio de Janeiro fazendo parte do projeto Rumos Dança – Itaú Cultural.
O projeto conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura / Lei Rouanet e apoio do SESI Pará para sua realização.
Ana Marcelino na pela de personagem bufa
Liliane Moreira
Grotesca Gruta
A Mostra Grotesca Gruta promove três oficinas e um bate papo no espaço Casa SESI, localizado na Boulevard Castilhos França, em Belém.
Oficina “Corpo-mandinga”, com Antônia Vilarinho
O corpo-mandinga são “pretagogias” para processos criativos para cena que proporciona o aquecimento interno e possibilita “corpo presente”, as relações entre a dança os jogos da palhaçaria, a ginga da capoeira angola e a conexão entre mandinga, o visível o invisível o corpo e a energia a criação e materialização o imaginário os improvisos e a criatividade. A oficina tem por objetivos estimular reflexões e subjetividades através des corporeidades afro centradas, relacionar pedagogias da palhaçaria e culturas pretas com a proposta decolonial-antirracista, conhecer alternativas metodológicas teatrais, palhaçaria e capoeira e macumbarias do riso, propor através das práticas pedagógicas da palhaçaria de terreiro e corpo mandinga nas bases decoloniais-antirracista na educação e direitos humanos na diversidade.
Oficina “Tá rindo de quê? Dramaturgias decoloniais do corpo cômico”, com Andrea Flores
Nesta oficina, a dramaturgia do corpo cômico consiste no arcabouço de materiais que os atuantes dispõem e organizam no próprio corpo, para a composição de estratégias de atuação. Serão experimentadas diferentes estratégias para a construção e composição de corpos cômicos, palhaços ou não, bem como seus modos de organização cênica, na contramão dos regimes de colonialidade. Tais estratégias têm em comum a busca por estados diversos e singulares, que revelam tessituras culturais na invenção do cômico, tensionando, em cena, hierarquias epistêmicas, espirituais, raciais/étnicas e de gênero/sexualidade. A oficina busca instrumentalizar atuantes com ou sem experiência em comicidade na invenção de um repertório dramatúrgico de atuação, que tem por princípio o respeito e a potencialização da diversidade e das insurgências políticas e culturais envolta na produção do riso.
Oficina “Isso não é um bufão”, com Ana Marceliano
Diferente de outras modalidades de cômicos, o bufão se distingue pela agressividade e pelo caráter grotesco de sua figura. Todo o tipo de deformidade é matéria do riso para a bufonaria, entendendo aqui deformidade como aquilo que deforma o sistema, foge aos padrões, está à margem, fere a ordem e os bons costumes. A oficina convida os participantes a encontrar seu corpo cômico a partir de um mergulho em suas memórias e em conteúdos pessoais indesejados ou pouco conscientes. Com jogos improvisacionais e exercícios práticos de cena os participantes serão introduzidos a linguagem da bufonaria e instigados a despertar seu corpo cômico, crítico e desobediente. A oficina é fruto da pesquisa em bufonaria matuta, desenvolvida pela artista há quase uma década, praticando a linguagem em experimentação com a rua. Na oficina estão sistematizadas as práticas improvisacionais de criação desta máscara-corpo, tema da dissertação de mestrado da artista Ana Marceliano.
Serviço:
Oficina “O corpo que habitamos”
Professores: Alessandro Brandão e Renata Reinheimer
Local: Teatro Casa Saulo Sisnando – Tv. Quintino Bocaiúva, 2003 – Nazaré – Belém (PA)
Datas e horários: 27 a 29 de agosto de 2024 – Terça a Quinta, horário 19h às 22h (com intérprete de Libras)
Classificação indicativa: a partir de 15 anos
Vagas: 25 vagas
Gratuito
Inscrições online.
Oficinas Mostra Grotesca Gruta
Oficina “Corpo Mandinga” com Antônia Vilarinho
Data: 2 a 6 de setembro de 2024
Horário: 8h às 12h
Valor: Público em Geral: R$35 / Empresário/Convênio R$ 30 / Trabalhador do Comercio / Dependentes: R$ 21
Inscrição on-line pelo site do Sesc ou presencial no Sesc Ver-O-Peso
Oficina “Tá rindo de quê? Dramaturgias decoloniais do corpo cômico” com Andrea Flores
Data: 2 e 3 de setembro de 2024
Horário: 14h às 19h
Valor: Público em Geral: R$23 / Empresário/Convênio: R$ 15 / Trabalhador do Comércio / Dependentes: gratuito
Inscrição on-line pelo site do Sesc ou presencial no Sesc Ver-O-Peso
Oficina “Isso não é um Bufão” com Ana Marceliano
Data: 4 e 5 de setembro de 2024
Horário: 14h às 19h
Valor: Público em Geral: R$23 / Empresário/Convênio: R$ 15 / Trabalhador do Comércio / Dependentes: gratuito
Inscrição on-line pelo site do Sesc ou presencial no Sesc Ver-O-Peso