10 de janeiro de 2025

Arthur Henrique toma posse para 2º mandato como prefeito de Boa Vista


Arthur Henrique vai governar Boa Vista ao lado do vice-prefeito Marcelo Zeitoune (PL) pelos próximos quatro anos, entre 2025 a 2028. Prefeito de Boa Vista Arthur Henrique vai governar capital por mais quatro anos, de 2024 a 2028
Semuc/Divulgação
O prefeito Arthur Henrique (MDB) tomou posse na noite desta quarta-feira (1º) para o segundo mandato consecutivo à frente da prefeitura de Boa Vista. O vice-prefeito Marcelo Zeitoune (PL) também foi empossado. Os dois vão governar a capital entre 2025 a 2028.
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Reeleito ainda no 1º turno, em 6 de outubro, com 133.180 votos, 75,18 % do total, Arthur recebeu três vezes mais votos que a segunda colocada, Catarina Guerra (União), que era apoiada pelo governador Antonio Denarium (PP). Estreante na política, o vice Zeitoune foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
A cerimônia de posse aconteceu no Teatro Municipal de Boa Vista, no bairro São Vicente. Prefeito de vice assumiram os cargos após a posse dos 23 vereadores eleitos para a Câmara Municipal. Arthur foi empossado pelo presidente da Câmara, o vereador Genilson Costa (Republicanos).
No discurso após a posse, Arthur relembrou os trabalhos que entregou nos últimos quatro anos de gestão, como o aumento de vagas em creches e asfaltamento de ruas da capital. Também agradeceu o apoio do vice-prefeito, eleitores, da esposa e do pai, que morreu vítima da Covid-19 alguns dias após ele assumir o cargo de prefeito em 2021.
Ele ainda agradeceu a ex-prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), e o ex-senador Romero Jucá (MDB). Os dois não estiveram presentes na cerimônia de posse desta quarta.
Mais sobre Arthur Henrique:
Promessas: Arthur Henrique cumpriu totalmente menos da metade das promessas de 2020
Eleição 2024: Arthur Henrique é reeleito prefeito com 75 % de votos
Eleição 2020: Arthur Henrique é eleito prefeito com 85,36% de votos
Campanha 2024: Arthur Henrique promete construir 999 casas caso seja reeleito
Campanha 2024: Arthur Henrique promete construir mais dez creches caso seja reeleito
Prefeito de Boa Vista Arthur Henrique vai governar capital por mais quatro anos, de 2024 a 2028
Yara Ramalho/g1 RR
Neste mandato, disse pretende fazer obras de mobilidade, como investimentos no transporte público e redirecionamento de rotas. Arthur mencionou ainda, pouco antes da posse, Arthur Henrique que o trabalho da primeira gestão teve muitos desafios, como a pandemia, mas que conseguiu “fazer muito”.
“Essa parte de mobilidade vai ser o foco principal desses quatro anos de gestão, mas sempre sem deixar de lado os serviços fundamentais. Garantindo uma educação de qualidade, ampliando número de vagas de creche”, afirmou.
Arthur citou ainda que a prefeitura está passando por um processo de remodelagem e que planeja criar novas secretarias dentro da estrutura do município.
“A gente está em um processo de remodelagem, tem uma comissão hoje fazendo uma reestruturação. Então, surgem novas secretarias, essa comissão deve apresentar aí nos próximos dez dias o resultado da primeira revisão para o projeto de lei ser encaminhado para a Câmara. Sendo aprovado, a gente vai reordenar a equipe”, declarou.
Há quatro anos, quando foi eleito prefeito pela primeira vez, Arthur Henrique era um estreante na política roraimense na função de chefe do Executivo Municipal. Apadrinhado pela ex-prefeita Teresa Surita, de quem ele era vice à época, ele se tornou prefeito com 85,36% dos votos em 2020.
Para este novo mandato, ele se comprometeu a implementar novas ações, entre elas:
Construir 999 residências, entre casas e apartamentos, por meio do programa federal ‘Minha Casa, minha vida’.
Construir uma UBS na zona Rural.
Construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com funcionamento 24 horas na capital.
Entregar 10 novas escolas.
Zerar a fila espera de 2.300 crianças que esperam por vagas em creches e escolas.
Perfil de Arthur Henrique e Marcelo Zeitoune
Prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), discursa logo após ser empossado para mais quatro anos na gestao da cidade
Yara Ramalho/g1 RR
Arthur Henrique é roraimense, natural de Boa Vista, e tem 43 anos. Ele foi eleito pela primeira vez em 2020 com 116.792 votos — 85,36% do total. Estudou Engenharia Elétrica na Universidade de São Paulo (USP), mas não concluiu o curso e não se formou. Construiu a carreira em duas multinacionais do setor de tecnologia.
Ingressou em um cargo político eletivo pela primeira vez em 2017, quando foi vice da ex-prefeita Teresa Surita (MDB), de quem teve apoio nas eleições de 2020 e 2024. Antes disso, foi secretário extraordinário de Inclusão Digital em 2013 e titular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em 2019.
Arthur é casado com Nathália Cortez, atual secretária municipal de Gestão Social, e pai de quatro meninas.
Marcelo Zeitoune
Vice-prefeito Marcelo Zeitoune (PL) foi indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro para o grupo político de Arthur Henrique
Yara Ramalho/g1 RR
Natural do Rio de Janeiro (RJ), o vice-prefeito Marcelo Zeitoune é casado e tem 55 anos. Ele é médico ortopedista e tenente-coronel do Exército Brasileiro. É pós-graduado em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC/RJ).
Trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília, nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Esteve pela primeira vez em Boa Vista em 2010, onde atuou no posto médico pertencente ao comando da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.
É casado com Michele Marques Gutierrez e pai de quatro filhos. O mandato como vice é o primeiro cargo político exercido por ele. Marcelo foi indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem já foi médico. Participou, ainda, da missão de paz no Haiti (ONU), no segundo semestre de 2005.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias