Corpo de jurados composto por 12 personalidades do universo da música vai escolher 20 canções semifinalistas. Prêmio será uma apresentação de 25 minutos no João Rock. EPra Cantar guitarra
Reprodução/EPTV
O concurso cultural “ÉPra Cantar”, da EPTV, afiliada da TV Globo, entrou na fase de seleção das músicas que serão escolhidas para a semifinal. As inscrições terminaram na última sexta-feira (19) e 722 canções foram enviadas.
🔔 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Os interessados enviaram músicas autorais em língua portuguesa, no gênero pop rock, em formato de áudio, para os números de Whatsapp de cada região de cobertura do Grupo EP: Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas.
O concurso vai revelar um novo talento do pop rock. O prêmio será uma apresentação de 25 minutos no palco Brasil do João Rock, um dos maiores festivais de música do Brasil, no dia 8 de junho, em Ribeirão Preto (SP).
Agora, as músicas serão avaliadas por um corpo técnico de jurados: músicos, professores de música, cantores, produtores musicais. O júri vai escolher 20 semifinalistas.
Veja abaixo mais detalhes sobre cada jurado:
César Augusto
César Augusto tem 30 anos, é produtor musical e professor de música. Ao longo da carreira, ele trabalhou com artistas de diversos gêneros, como gospel, além de duplas sertanejas como Zé Henrique e Gabriel, Henrique e Diego e Gian e Giovani.
Gilead Philip
Gilead Philip é pianista, tecladista, arranjador e músico autodidata desde os 14 anos. Como músico e produtor, trabalhou com Luísa Possi, Tony Garrido, Fernanda Abreu, Paulo Miklos, Frejat, Sandra Sá, Maiara e Maraisa, Marcos e Belutti, entrou outros.
Marisa Molchansk
Coordenadora musical do Instituto Anelo, referência em Campinas (SP) no incentivo à música para comunidades carentes, Marisa Molchansky, conhecida como Brisa, também é cantora e compositora. Ela lançou recentemente o segundo EP autoral nas plataformas digitais.
A artista tem 20 anos de experiência em shows, gravações, aulas, programas de televisão, além de produções artísticas e direções musicais. Ela também dá aula em escolas de música de Campinas.
Everton Lemes
O músico Everton Lemes tem formação técnica em guitarra e graduação em música. Atualmente, ele é diretor do Conservatório Estadual de Música de Varginha (MG).
Como guitarrista, gravou um álbum autoral de heavy metal e participou de sete gravações de discos em pop rock e MPB.
Bruna Volpi
A cantora de samba Bruna Volpi é formada em música popular, jazz, canto erúdito e teatro. Ela já recebeu prêmios como o Troféu Revelação Wev.
Estephanie Nascimento
Estephanie Nascimento é mineira e começou a cantar na igreja aos 16 anos. Ela já cantou em grupos de samba e forró e possui experiência internacional com uma party band em navios de cruzeiro nos Estados Unidos.
Ela é formada em canto técnico pelo Conservatório de Varginha e atua também como professora de canto.
Luccas Soares
Pianista, acordeonista, cantor e compositor, Luccas Soares é fundador do Instituto Anelo, estudou música no Conservatório Dr. Carlos de Campos, em Tatuí (SP), e no Conservatório Souza Lima, em São Paulo.
Soares já gravou com Titãs, Alok, Zeca Baleiro, Wilson Simoninha, Walmir Borges, entre outros. Ele é compositor da canção “Nosso Lugar”, premiada no Festival de Cinema Moderno “Tulipani Di Seta Nera”, na Itália, em 2023.
Pedro Leonardo
Pedro Leonardo Dantas da Costa é o filho primogênito de um grande nome da música sertaneja. Leonardo formou, ao lado de Leandro, uma das maiores duplas da história do gênero e segue como uma lenda do estilo, em carreira solo, desde 1998, quando o irmão morreu por decorrência de um câncer no pulmão.
Por influência do pai, Pedro formou com o primo Thiago, filho de Leandro, uma dupla de sucesso na década de 2000.
O álbum “Toque de Mágina” ganhou disco de platina em 2002. Desde 2015, Pedro Leonardo é apresentador do programa “Mais Caminhos”, da EPTV.
Júlia Toledo
Júlia Toledo é licenciada em música pela Unicamp e cursa atualmente bacharelado em regência. É mais uma integrante do Anelo no júri.
Ela é responsável pelo coro do instituto desde 2018 e comandou projetos como a participação do coro infantil na gravação da música “Apocalipse Só”, em parceria com o Titãs. Além disso, colabora em projetos sociais regendo coros escolares em escolas públicas.
Rafael Dantas
Rafael Dantas tem 30 anos de carreira. Ele é professor de técnica vocal para teatro musical, além de ator, compositor de músicas infantis e diretor musical. O cantor fez carreira internacional como membro da Walt Disney World e foi coordenador pedagógico da 4act Performing Arts.
Ele dirigiu montagens acadêmicas de musicais de escolas de Campinas, entre elas “A Bela e a Fera”, “Alladin” e “O Mágico de Oz”.
Hudson Cadorini
Hudson Cadorini forma, ao lado do irmão Edson, uma das duplas mais relevantes da história da música sertaneja.
A parceria de 33 anos de carreira gerou hits como “Foi Deus, “Azul”, “Te quero pra mim”, “Galera Coração” e “Deixa eu te amar” e construiu um legado unindo a potência vocal de Edson com os riffles de guitarra com referências de rock n roll de Hudson.
O cantor é conhecido por ser apaixonado por rock e levar para a dupla referências do heavy metal e hard rock.
Kiko Zambianchi
Importante nome na história do pop rock nacional, Kiko Zambianchi, nascido em Ribeirão Preto (SP), tem um legado pautado na força de suas composições.
Cantor, compositor e guitarrista, ele fez músicas para muitos artistas e gravou com pessoas de diferentes gêneros.
Kiko Zambianchi é compositor de “Primeiros Erros”, maior hit da história do Capital Inicial. Em 2000, ele foi convidado pela banda para participar da gravação do “Acústico MTV”, que catapultou ainda mais a carreira do grupo de Brasília (DF).
Quais serão os critérios?
👉 Interpretação: a forma de cantar a canção, de se expressar e a habilidade em transmitir emoção;
👉 Técnica: afinação da voz e dos instrumentos, além de domínio dos instrumentos;
👉 Originalidade: como a banda ou o artista estruturou a composição musical, fez os arranjos e apresentou a melodia casada com a letra e performance dentro do estilo pop rock.
E depois da seleção?
Depois das 20 músicas selecionadas, cinco de cada região da EPTV, serão abertas quatro enquetes no portal Tudo EP, que vai definir os quatro finalistas – um por região. Em seguida, a votação final, que vai escolher o grande vencedor, será realizada pelo g1.
Cronograma 📆
1 a 19 de abril: período de inscrições;
20 de abril a 5 de maio: Período de seleção pela banca avaliadora;
13 de maio: Divulgação no jornal EPTV 1 dos 20 semifinalistas escolhidos
13 a 20 de maio: Votações no portal Tudo EP para escolher os quatro finalistas (um de cada região da área de cobertura);
20 de maio: Divulgação no EPTV 1 dos finalistas;
20 a 27 de maio: Votação no g1 para escolher o vencedor;
8 de junho: Apresentação de 25 minutos no palco Brasil do João Rock.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas