10 de outubro de 2024

Ataque a tiros, intimidações e ameaças: como traficantes agem para influenciar eleições no Brasil

PF intensificou, esta semana, as operações de combate a crimes eleitorais, em especial aqueles que envolvem o apoio de facções a candidatos. São mais de 2 mil inquéritos em andamento. Ataque a tiros, intimidações e ameaças: como traficantes agem para influenciar eleições
A Polícia Federal intensificou, esta semana, as operações de combate a crimes durante as elei,ões em especial aqueles que envolvem o apoio de facções a candidatos. São mais de 2 mil inquéritos em andamento.
O Fantástico deste domingo (6) mostrou como alguns traficantes agiam para tentar interferir no resultado das disputas.
Bagé (RS)
Em Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, apoiadores do candidato a prefeito Luiz Fernando Mainardi, do PT, estavam reunidos para um comício quando, segundo a polícia, sofreram um atentado. Imagens mostram quando centenas de pessoas que acompanhavam o comício saíram correndo após os tiros.
As polícias federal e civil descobriram que a ordem para atirar partiu de dentro de uma penitenciária de alta segurança. Segundo as investigações, o mandante foi Tiago Ferreira, condenado a 321 anos por crimes como tráfico e homicídio. O objetivo era intimidar os candidatos que não eram apoiados pela Tauras, a facção de Tiago.
Comício de candidato a prefeito foi alvo de ataque a tiros no interior do RS
Reprodução/TV Globo
João Pessoa (PB)
Na Paraíba, onde a atual primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, e a secretária dela, Teresa Cristina Barbosa Albuquerque, foram presas. Segundo a Polícia Federal, as duas, em parceria com a facção criminosa Nova Okaida, participaram de um esquema para influenciar as eleições em João Pessoa, onde o marido de Lauremília, Cícero Lucena, do PP, concorreu à reeleição. O prefeito não foi alvo da investigação.
A PF afirma que elas usavam interlocutores da prefeitura e de comunidades dominadas por traficantes para determinar em quem os moradores deveriam votar. O Fantástico mostrou áudios que revelam as negociações. Lauremília e Teresa Cristina terão que cumprir medidas cautelares. Entre elas, usar tornozeleira eletrônica.
Primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, e a secretária dela são acusadas de
Reprodução/TV Globo
Feijó (Acre)
Na cidade de Feijó, no Acre, áudios mostram traficantes do Comando Vermelho intimidando moradores para que não votassem no candidato a prefeito Railson Ferreira, do Republicanos, conhecido como Delegado Railson. Três pessoas foram presas.
Em Feijó (AC), traficantes do Comando Vermelho intimidando moradores para que não votassem no candidato
Reprodução/TV Globo
Macapá (AP)
Em Macapá, o candidato a vereador Luanderson Alves, conhecido como Caçulla, está foragido. Segundo as investigações, ele é integrante da facção criminosa Família Terror do Norte. Em mensagens obtidas pelo Fantástico, Luanderson orienta os traficantes para que atuem na campanha dele.
Luanderson Alves, conhecido como Caçulla
Reprodução/TV Globo
O que dizem os citados
O Fantástico procurou as defesas de todos os citados na reportagem. A advogada do traficante Tiago Ferreira apontado como mandante no atentado em Bagé, disse que não leu o processo e só vai falar com o cliente na semana que vem.
A defesa de Cícero Lucena, Lauremília Lucena e Teresa Cristina, citados no caso da Paraíba, disse que as acusações são infundadas e têm objetivo eleitoreiro para prejudicar a imagem do candidato à reeleição. A nota diz ainda que tanto Lauremília quanto Teresa são inocentes.
Felipe Tavares, advogado do traficante Kenny da Silva, disse que não procede a afirmação de que seu cliente tem papel de liderança na organização criminosa e afirmou que a investigação policial é prematura. Dinho Dauslai, candidato a vereador, foi procurado pela nossa produção e não retornou os contatos.
Delegado Railson Ferreira, candidato à prefeitura ameaçado pelo Comando Vermelho em Feijó, no Acre, também não se manifestou.
A reportagem não conseguiu contato com Luanderson Alves, o Caçulla, o candidato a vereador de Macapá, pelo PSB.
O PSD do Amapá disse que o candidato caçula preencheu todos os requisitos de elegibilidade e que irá reunir a executiva estadual do partido para tomar as providências necessárias.
O delegado Railson Ferreira, do Republicanos, foi eleito prefeito da cidade de Feijó, no Acre. Assim como Luiz Fernando Mainardi – candidato do PT à prefeitura de Bagé, no Rio Grande do Sul. O prefeito Cícero Lucena, do PP, vai disputar o segundo turno em João Pessoa.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias