11 de outubro de 2024

Ataque de Israel ao Hezbollah atinge quartel-general da missão de paz da ONU no Líbano

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, condenou a ação como inadmissível. Israel abre fogo no Líbano e atinge quartel-general da missão de paz da ONU
Militares israelenses abriram fogo contra o Hezbollah no Líbano e atingiram o quartel-general da missão de paz das Nações Unidas.
Os capacetes azuis são soldados das Forças de Paz da ONU. Em 1988, receberam o Nobel da Paz. Mesmo assim, as forças israelenses atiraram com artilharia pesada e armas portáteis em três posições do contingente italiano no sul do Líbano.
Em Naqoura, um tanque disparou contra uma torre de observação. Dois soldados – que são da Indonésia – ficaram feridos. O Exército de Israel confirmou a operação na região e declarou que instruiu as tropas da ONU a buscarem um local seguro antes de abrir fogo.
Em Labouneh, militares israelenses atingiram um bunker onde os soldados da ONU se protegiam, e danificaram veículos e sistemas de comunicação.
A Unifil, missão da ONU no Líbano, declarou que “qualquer ataque deliberado às forças de manutenção da paz é uma violação grave do direito humanitário internacional e da resolução 1701 do Conselho de Segurança”.
Ataque de Israel ao Hezbollah atinge quartel-general da missão de paz da ONU no Líbano
Jornal Nacional/ Reprodução
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, condenou a ação como inadmissível.
O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, considerou inaceitáveis os ataques israelenses aos soldados de paz. O ministro convocou com urgência o embaixador de Israel na Itália para formalizar o protesto do governo italiano.
Em Gaza, um ataque israelense atingiu uma escola que servia de abrigo para desalojados: 28 pessoas morreram e 54 ficaram feridas. Segundo as Forças de Defesa de Israel, o alvo eram terroristas do Hamas que operavam no local.
LEIA TAMBÉM
Ataques aéreos israelenses contra Hezbollah continuam e ofensiva terrestre se expande
Terceiro voo da FAB com brasileiros resgatados do Líbano chega a SP com 217 passageiros vindos do conflito no Oriente Médio
Repatriação de brasileiros: veja a cronologia da operação comandada pelo governo no Líbano

Mais Notícias