16 de outubro de 2024

Atendimento veterinário em Fernando de Noronha identifica 60% de casos câncer em cães e gatos

Primeiro Jornada Animal termina na terça (15). Foram identificados 120 casos de câncer de pele em cães e gatos. Gatos apresentam lesões e são tratados por especialistas
Projeto Pet Noronha/Divulgação
Os trabalhos veterinários da primeira Jornada de Saúde Animal de Fernando de Noronha , que começaram dia 8 de outubro terminam nesta terça (15). Ao todo, foram 200 consultas e procedimentos gratuitos. Segundo os organizadores, em 120 atendimentos (60%), foram identificados casos de câncer de pele em cães e gatos.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A veterinária Ana Cláudia Araújo, que é coordenadora do Projeto Pet Noronha e servidora da Secretaria Estadual de Saúde, indicou os motivos dos casos de câncer.
“A incidência solar da ilha, além das questões genéticas e a pelagem são motivos dos casos de câncer. Os animais mais claros têm probabilidade maior de câncer de pele”, informou a veterinária.
O Projeto Pet Noronha é o organizador da jornada. Ana Cláudia disse que foram identificados animais com câncer em estágios inicial, em fase de desenvolvimento e alguns em fase terminal.
Animais com câncer de pele são tratados
Projeto Pet Noronha/Divulgação
A coordenadora do Pet Noronha explicou que os animais domésticos foram introduzidos na ilha, mas esses bichos sofrem com a intemperes naturais, como o sol, além da falta de recursos para tratamento.
“O ideal era que os animais fossem castrados e adotados para viver no continente. Para quem não pode transferir os cães e os gatos, nós sugerimos levar, regularmente, ao médico veterinário. Também indicamos não fazer medicação caseira”, declarou Ana Cláudia.
Muitos gatos e cães têm câncer na ponta das orelhas e nariz. Nesses casos é preciso fazer a remoção da lesão.
A ação da Jornada Animal tem a participação voluntária de veterinários da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os trabalhos acontecem no Núcleo de Vigilância Animal (NVA), na Vila do Trinta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Os profissionais realizam também raio-x e cirurgias ortopédicas. A ação tem o apoio da Administração de Fernando de Noronha e empresários locais.
Além dos atendimentos veterinários, o Projeto Pet Noronha alimenta cerca de 200 animais abandonados na ilha e inventiva a adoção responsável de cães e gatos. Os interessados podem fazer contato com o Instagram do projeto.
Projeto Pet Noronha promove ação
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias