Técnicos também constaram que unidades operam sem auto de vistoria do Corpo de Bombeiros; visitas continuaram nesta quarta-feira. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) divulgou nesta quarta-feira (6) um balanço das irregularidades encontradas durante fiscalização em hospitais do Sul de Minas. Entre as irregularidades encontradas estão a ausência do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros nas unidades visitadas na terça-feira (5). No Hospital Bom Pastor, em Varginha, pacientes foram encontrados em macas aguardando atendimento no corredor.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Passaram pela fiscalização na terça-feira (5) o Hospital Bom Pastor, de Varginha; a UPA de São Sebastião do Paraíso; o Hospital de Clínicas de Itajubá e a Casa de Caridade de São Lourenço.
Já nesta quarta foram visitados a Santa Casa de Alfenas; o Hospital Doutor Candido Junqueira, em Cruzília; o Hospital Antônio Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí e a UPA Santa Luzia, em Passos.
Auditores do TCE flagram pacientes aguardando atendimento em cima de macas em corredor de hospital no Sul de MG
Reprodução EPTV
Segundo a equipe de auditores do Tribunal de Contas, todas essas unidades estavam sem o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros. O documento é obrigatório e atesta a segurança de um prédio em relação a possíveis ocorrências de incêndio ou situações de pânico e perigo.
Além disso, os auditores não encontraram a escala de jornada dos médicos em local visível aos pacientes e nem as especialidades médicas oferecidas nas unidades de saúde vistoriadas.
Situações encontradas
No Hospital Bom Pastor, em Varginha, pacientes foram encontrados em macas nos corredores aguardando atendimento. Já em um dos banheiros da unidade, um vaso sanitário estava sem a tampa. Na rampa de atendimento do pronto-socorro, também foi encontrada uma inclinação, o que dificulta a acessibilidade.
Auditores do TCE flagram pacientes aguardando atendimento em corredor de hospital no Sul de MG
Reprodução EPTV
Já na Casa de Caridade de São Lourenço, lixos foram encontrados amontoados no chão, ao invés de estarem em um espaço próprio pra lixo.
Todas as irregularidades encontradas foram repassadas para as unidades resolverem e um prazo será dado para que isso seja feito. Se o problema ainda insistir, em caso de reincidência, a instituição poderá ser multada.
O que dizem os hospitais
A EPTV entrou em contato com os hospitais para questionar sobre os problemas encontrados. O Hospital bom Pastor de Varginha informou, por meio da prefeitura, que por enquanto não foram oficializados pelo TCE e que, por isso, não vão se manifestar.
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso disse que não existem especialidades na UPA e sim em ambulatórios. Sobre a escola, a pedido dos servidores, ela não era divulgada por questão de segurança e de organização. Sobre o laudo dos bombeiros, as adequações já estão em andamento.
Já o Hospital de São Lourenço disse que vai aguardar o relatório do TCE para analisar os apontamentos do órgão. O Hospital das Clínicas de Itajubá ainda não respondeu.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas