Augusta Barna (à esquerda), Lílian Rocha (ao centro) e Juliane Gamboa lançam álbuns neste semestre
Gavioli / Dani Souza / Isabela Espíndola / Fotos de divulgação / Montagem g1
♫ O Brasil sempre foi tido como um país de cantoras. Na real, talvez seja o país das dupla sertanejas. Mas elas, as cantoras, sempre sobressaíram desde que o samba é samba. Para honrar a tradição nacional, o Blog do Mauro Ferreira apresenta hoje três cantoras que lançam álbuns nos próximos. Augusta Barna, Juliane Gamboa e Lílian Rocha vêm aí e pedem passagem com os respectivos discos.
Capa do álbum ‘Na miúda’, de Augusta Barna
Gavioli / Divulgação
♫ Augusta Barna – Na miúda
Cantora e compositora mineira nascida há 21 anos em Contagem (MG), mas residente em Belo Horizonte (MG), Augusta Barna apresenta em 30 de agosto o segundo álbum, Na miúda, sucessor do álbum Sangria desatada (2022) e do EP Cantora de ruídos (2021). Gravado com produção musical do tecladista Dudu Amendoeira, também responsável pelas programações, o disco apresenta músicas autorais como Autonomia, Ela, Fatal, Fera particular, Não ligo, Poeira e Romance fora de hora ao longo de 12 faixas. Na miúda é apresentado como álbum que transita pela linguagem de gêneros musicais como new soul, funk, rap, samba- rock e MPB.
Capa do álbum ‘Don Nilo’, de Lílian Rocha
Dani Souza com arte de Mariana Rodrigues
♫ Lílian Rocha – Do Nilo
Cantora, compositora e bailarina de origem mineira e vivência paulista, Lílian Rocha lança amanhã, 20 de junho, o primeiro álbum, Do Nilo. Gravado sob direção artística da própria Lílian Rocha, com arranjos e codireção do moçambicano Otis Selimane, o disco Do Nilo molda “retrato da cena preta cosmopolita e afro-diaspórica-brasileira do início do século 21” no conceito da artista. Com onze canções e dois temas instrumentais que totalizam 13 faixas, o álbum Do Nilo tem participações de nomes como Bia Doxum, Josyara (presente em Cumbuca), Jota.Pê (em Lua nova), Ballet Koteban e Lenna Bahule.
Juliane Gamboa
Isabela Espíndola / Divulgação
♫ Juliane Gamboa – Jazzwoman
Na sexta-feira, 23 de agosto, a cantora e compositora Juliane Gamboa apresenta o single Lote XV com música de Léo Brum. Trata-se da amostra inicial do primeiro álbum da artista, Jazzwoman, previsto para ser lançado neste segundo semestre de 2024. Influenciada tanto pelo jazz quanto pela MPB, Juliane Gamboa dá voz no álbum Jazzwoman a músicas como Eu sou mulher (Filó Machado e Judith de Souza), Herança (Romulo Fróes e Alice Coutinho) e Paracaé (Thati Dias). Entre as composições de autoria de Gamboa, há Transeunte.