10 de janeiro de 2025

Autoridades investigam desabamento de estrutura de prédio abandonado em Macapá


Defesa Civil Municipal informou que obra está abandonada há mais de 10 anos no bairro Jardim Felicidade 1, na zona Norte da capital. Prédio está abandonado há mais de 10 anos, em Macapá
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Parte da estrutura de um prédio abandonado desabou no bairro Jardim Felicidade 1, na zona Norte de Macapá. Nesta terça-feira (7), equipes da Defesa Civil Municipal foram ao local realizar inspeção e avaliar os possíveis perigos para as residências próximas da aérea.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
O prédio apresenta rachaduras nas paredes, infiltrações e fissuras no piso, apresentado risco de queda. De acordo com a Defesa Civil, o imóvel estava há mais de 10 anos sem uso. Segundo moradores do bairro, a estrutura começou a desabafar no dia 9 de dezembro.
“A gente recebeu essa denúncia no domingo de manhã, no momento da chuva e de pronto a gente veio verificar. É um prédio antigo e uma parte dele desmoronou. Então, com certeza, existe um risco pra população”, disse Aldair Santos, coordenador da Defesa Civil de Macapá.
O caso também está sendo acompanhado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá (Crea-AP), que esteve presente no local do desabamento para acompanhar de perto a situação.
Desabamento parcial de estrutura do prédio
Jorge Júnior/Rede Amazônica
Segundo presidente da instituição, o processo da obra do prédio iniciou em 2008 e em 2009 passou por uma fiscalização que detectou que havia sido feita uma anotação de responsabilidade técnica para a construção de 460 metros, mas apurou-se que foram construídos 960 metros.
“Ele registra dois pavimentos, mas constrói quatro. A gente atuou o responsável, e inclusive o proprietário que alterou essa quantidade área. Essa quantidade de área ficou sem responsabilidade técnica e em 2013 foi levado para a Justiça, que na ocasião acabou arquivando o processo. A nova fiscalização traz elementos novos, porque isso acabou culminando com o desabamento”, informou Amarildo Magalhães, presidente do Crea-AP.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias