26 de janeiro de 2025

Avenida Ataíde Teive lidera ranking de acidentes em Boa Vista


Bairros Centro, Jardim Floresta e Asa Branca são os três com maior número de acidentes. Dias de segunda, quinta e sexta concentram mais registros de ocorrência. Dados são do Departamento Estadual de Trânsito. Avenida Ataíde Teive lidera ranking de acidentes de trânsito em Boa Vista
A avenida Ataíde Teive lidera o ranking de acidentes em Boa Vista. A via registrou 146 ocorrências no período entre janeiro e setembro de 2024, conforme um levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR). No total, a capital registrou 2.147 acidentes no período.
📲 Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
Uma das principais avenidas e a maior da cidade, a Ataíde Teive passa por 15 dos 57 bairros – do Centro ao Conjunto Cruviana, na Oeste. Os meses com maiores registros de acidentes na avenida foram agosto e setembro de 2024, com 22 em cada um.
“É uma via com muitos pontos comerciais, então é uma localidade bastante movimentada por pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas”, explicou o agente de trânsito do Detran-RR, Marbison Gomes.
Conforme o Detran-RR, as cinco avenidas mais violentas no trânsito da capital são:
Ataíde Teive – 146 acidentes
Ville Roy – 102 acidentes
Brigadeiro Eduardo Gomes – 71 acidentes
Princesa Isabel – 65 acidentes
Carlos Pereira de Melo – 64
Na avenida Ville Roy, o mês de junho foi o mais violento, com 19 acidentes registrados. Enquanto que na Brigadeiro Eduardo Gomes foi em abril, com 11 ocorrências.
Avenida Ataíde Tevie é uma das mais movimentadas de Boa Vista
Ascom Detran-RR/Divulgação
Em 2023, a Ataíde Teive também liderou com o maior número de acidentes: foram 139 no total. Os principais tipos de ocorrência envolvem batida entre carros e atropelamento de ciclistas, conforme o
Gomes explica ainda que como a avenida é estreita em alguns pontos e tem muito tráfego, isso pode contribuir para o número elevado de acidentes. “Não é uma avenida larga, pode ser um motivo [de muitos acidentes] devido ao fluxo de veículos”, resumiu.
Como rotas alternativas à Ataíde Teive, Gomes indica que motoristas podem seguir pelas rua Raimundo Penaforte, a avenida Princesa Isabel ou então avenida Carlos Pereira de Melo.
O levantamento também revelou que o Centro foi o bairro com a maior quantidade de acidentes: 229. Em seguida aparece o Jardim Floresta, com 105 acidentes, e em terceiro o Asa Branca, com 100.
Horários com mais acidentes 🕖
O levantamento do Detran-RR também indicou que os horários de pico, onde há mais carros no trânsito, são os que mais registram acidentes. A maior quantidade de ocorrências na cidade foram nos períodos entre 7h e 8h, 11h às 13h, e 17h às 18h.
Além disso, o início e o fim da semana são os dias em que mais foram registrados acidentes. Lideram o número de ocorrências os dias de segunda, quinta e sexta. Em contrapartida, domingo foi o dia com menos registros. Veja no ranking:
Segunda-feira – 411 acidentes
Quinta-feira – 373 acidentes
Sexta-feira – 372 acidentes
Quarta-feira – 344 acidentes
Terça-feira – 327 acidentes
Sábado – 315 acidentes
Domingo – 275 acidentes
“Dia de semana porque, geralmente, tem um movimento maior pela questão das aulas. Por isso, nesse horário de pico durante a semana, de segunda à sexta, é que acontecem mais acidentes”, frisou o agente.
Cruzamentos com mais acidentes
Entre os meses monitorados, há também o dado sobre os cruzamentos com registros de acidentes, embora em números. O da Avenida Princesa Isabel com a rua Pastor Fernando Granjeiro lidera o ranking, com seis no total.
Em seguida aparecem os cruzamentos, com cinco acidentes cada:
Avenida dos Imigrantes com a rua Felipe Xaud
Avenida Ene Garcez com avenida Brigadeiro Eduardo Gomes
Avenida Nossa Senhora de Nazaré com Felipe Xaud
Avenida Ville Roy com avenida Governador Anchieta
Rua Horácio Mardel de Magalhães com rua Mestre Albano
Rua Pedro Rodrigues com ria Cerejo Cruz
Como forma de evitar acidentes, o agente do Detran-RR recomenda aos motoristas que trafegam pelas ruas da cidade que tenham atenção e que sigam a sinalização de trânsito.
“Respeitar as placas de trânsito e a preferencial, assim como os semáforos, são ações que devem ser colocadas em prática pela população para que haja reduções de sinistros de trânsito nessa região”, acrescentou Gomes.
O agente de Trânsito Marbison Gomes dá algumas dicas de rotas alternativas
JG Grana/g1 RR
Para tentar frear o número de acidentes na cidade, o Detran-RR promove ao logo do ano campanhas educativas, palestras sobre segurança na direção e blitze na cidade, principalmente no mês de maio, conhecido como “Maio Amarelo”, em razão do movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.
*Estagiário sob supervisão de Valéria Oliveira, do g1 RR
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Mais Notícias