O mesmo Boeing 737-800 da Jeju Air, que explodiu no domingo (29), partiu da ilha Jeju com destino a Pequim e fez um pouso forçado em Seul na última sexta (27), após um passageiro passar mal. Avião que explodiu na Coreia do Sul fez pouso de emergência 2 dias atrás, após passageiro passar mal, diz jornal
Reprodução/Flightradar24
O mesmo Boeing 737-800 da Jeju Air que explodiu neste domingo (29) durante um pouso no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, já havia feito um pouso de emergência na última sexta-feira (27), após um passageiro passar mal.
A emergência médica obrigou a aeronave a desviar para Seul, depois de decolar da ilha sul-coreana de Jeju com destino a Pequim, na China.
A informação foi divulgada pelo site de rastreamento de voos FlightRadar24 e confirmada pelo jornal The New York Times.
A polícia do Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, confirmou que o pouso forçado ocorrido na sexta foi devido a uma emergência médica e não a problemas técnicos.
Ainda segundo o New York Times, depois da emergência médica, o mesmo avião chegou a realizar dez viagens, passando pela Coreia do Sul, Malásia, Japão, China, Taiwan e Tailândia sem nenhum incidente.
Acidente na Coreia do Sul
Avião explode após pousar e bater contra muro na Coreia do Sul
Durante um pouso neste domingo (29), a aeronave da Jeju Air bateu em um muro do Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, e logo em seguida explodiu. Ao todo, 179 pessoas morreram e duas foram resgatadas com vida.
O avião havia decolado de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, no sul da Coreia do Sul.
As autoridades aeroportuárias afirmaram que uma colisão com pássaros pode ter causado o mau funcionamento do trem de pouso, segundo a agência de notícias da Coreia do Sul Yonhap.
Os pilotos foram alertados pela torre de controle sobre o risco de colisão com pássaros antes de tentar pousar, disse o Ministério dos Transportes sul-coreano.
Ainda de acordo com um funcionário do Ministério dos Transportes, a tripulação declarou emergência e tentou pousar na direção oposta na pista.
Testemunhas também relataram ter visto o motor da aeronave pegando fogo e ouviram várias explosões momentos antes do pouso (veja no vídeo abaixo).
O acidente é o mais mortal já registrado em solo sul-coreano e o pior envolvendo uma companhia aérea local desde 1997, quando a queda de um avião da Korean Air Lines, em Guam, matou mais de 200 pessoas.
Vídeo mostra fogo saindo de motor pouco antes de pouso de avião que explodiu
Emissora coreana divulga novo vídeo de pouso de avião
Mapa mostra rota de avião que explodiu na Coreia do Sul