Cancer Center, unidade do Hospital Santa Izabel e Oncoclínicas, instala acelerador linear digital, que amplia em até seis vezes a velocidade do tratamento Radioterapia
Acervo Santa Casa da Bahia
Em uma ação conjunta, o Hospital Santa Izabel e Oncoclínicas ampliam a oferta de tratamento radioterápico na Bahia, através da implantação de um novo acelerador linear digital. O dispositivo com tecnologia que emite radiação para combater diversos tipos de câncer e age com precisão, direcionando a radiação para o local do tumor, possibilita tratamentos até seis vezes mais rápidos e reduz possíveis efeitos adversos.
A chegada do novo acelerador, que se soma a outro, também digital e já disponível na unidade, aumenta a capacidade de tratamento de pacientes oncológicos no estado e consolida o serviço de radioterapia do Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas, unidade que concentra todas as etapas do tratamento oncológico no hospital, como um dos mais avançados do país.
O menor tempo gasto na máquina resulta em uma experiência mais confortável, segura e satisfatória para o paciente, que pode fazer a aplicação escutando um tema musical de sua preferência.
“A adição desta nova tecnologia ao nosso Cancer Center atende aos pacientes que necessitam de radioterapia com um alto grau de exatidão, precisão e velocidade”, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.
As indicações de tratamento radioterápico estão condicionadas a situações clínicas específicas, que podem ser ou não combinadas com outros tratamentos, como cirurgias e quimioterapia.
“O tratamento é sempre individualizado, baseado no quadro geral do paciente, no tipo e localização do tumor e no seu estadiamento ou grau de disseminação”, explica a médica Tâmara Azevedo *(CRM-BA 22768), coordenadora do serviço de radioterapia do Hospital Santa Izabel e Oncoclínicas. “O acelerador linear é uma grande conquista, possibilitando um tratamento radioterápico de alta performance, que atua com mais precisão, mais rapidez (menos sessões) e menos efeitos adversos”, completou.
Tecnologia e resultados
Arthur Rosa (CRM-BA 12345), radiooncologista do Hospital Santa Izabel e Oncoclínicas e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia pontua que a nova máquina alia avanços digitais de integração de imagem e elementos de fluxo que otimizam a rotina e agregam mais segurança ao tratamento.
“Um dos diferenciais desta tecnologia é que ela tem um recurso que dispara o feixe de radiação, de acordo com o movimento respiratório do paciente, permitindo reduzir a dose em tecidos sadios adjacentes”
Ele destaca ainda que o Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas oferece uma radioterapia contemporânea e de alta qualidade aos pacientes, com dois aceleradores lineares digitais, com tecnologia tridimensional para entrega de tratamentos personalizados, usando técnicas como IMRT, VMAT, SBRT e radiocirurgia; tudo isso com a possibilidade de controlar com a imagem a localização no momento da dose.
Referência
A equipe médica multidisciplinar da Oncoclínicas, que atua no Cancer Center, é altamente capacitada e utiliza todos os recursos disponíveis da infraestrutura do Hospital Santa Izabel para benefício integral dos pacientes. Outro ponto de destaque é que o novo acelerador permite integração com o equipamento de PET-CT e com as imagens avançadas de Ressonância Magnética, garantindo maior personalização de volumes de tratamento e menor irradiação de tecidos sadios adjacentes.
No Cancer Center Santa Izabel e Oncoclínicas, o paciente conta com atendimento multidisciplinar integrado e individualizado desde o diagnóstico até o desfecho do tratamento.
Responsável Técnico: Dr Ricardo Madureira (CRM 12793), diretor Técnico Assistencial do Hospital Santa Izabel.