Jovens de escola de dança de Marília (SP) se classificaram para a final da competição internacional de balé Valentina Kozlova, que será disputada em Nova Iorque e reúne dançarinos de mais de 20 países. Bailarinos do interior de SP representam o Brasil em festival de dança de Nova Iorque
Três bailarinos de uma escola de dança de Marília (SP) vão representar a América Latina em uma das mais importantes competições do gênero nos Estados Unidos (EUA).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Os jovens Clarissa Rodrigues, Maria Eduarda Feitosa e Bruno Carvalho se classificaram para a final da Competição Internacional de Balé Valentina Kozlova (Valentina Kozlova Internacional Ballet Competition – VKIBC) depois de se destacarem no Soul Dance Festival, em Paraguaçu Paulista (SP).
“Quando eu recebi a notícia, eu fiquei em choque. Um susto, mas um susto muito bom”, revela Maria Eduarda, uma das selecionadas.
Competição Internacional de Balé Valentina Kozlova será disputada em Nova Iorque
TV TEM/Reprodução
O concurso começou em 2011, por meio da bailarina russa Valentina Koslova. Este ano, a Competição Internacional de Balé acontece entre os dias 8 e 12 de abril, em Nova Iorque, com a participação de dançarinos de mais de 20 países.
Além de premiações, o festival oferece aos estudantes e bailarinos profissionais, de 13 a 25 anos, bolsas de estudos e contratos profissionais ofertados por escolas e companhias de dança parceiras do evento. Uma chance única de mudar de vida para todos eles.
“[Ser selecionado] Acho que não passa na cabeça de ninguém, principalmente para nós do interior, já que, querendo ou não, as metrópoles tem muito mais incentivo à arte. Então ter essa oportunidade é inexplicável”, pontua o bailarino Bruno Carvalho.
Bailarinos de escola de dança de Marília vão para Nova Iorque representar o Brasil em competição
Divulgação
O trio faz parte da escola de ballet comandada pela própria selecionada para o Festival, Clarissa Rodrigues, que há 12 anos realiza o trabalho e ajuda a formar bailarinos em Marília.
Com duas coreografias na modalidade Dança Contemporânea, a escola representará a cidade e o Brasil com dois duetos, sendo eles, a dança “Phileo”, coreografada por Clarissa e interpretada por Bruno Carvalho e Maria Eduarda, e “Desvalida Alma”, do coreógrafo Jefferson Cassemiro, que será interpretada pelos bailarinos Bruno Carvalho e Clarissa.
Esta será a 3ª vez que a escola participa de Festivais Internacionais. Em 2015, bailarinos da escola participaram da final do Dance Star, na Croácia, e em 2020 do Livorno in Danza, na Itália.
Bailarinos do interior de SP ensaiam coreografia para festival de dança nos EUA
Com uma jornada de quatro horas diárias de ensaios, o trio se prepara e aprimora as coreografias para a apresentação nos Estados Unidos. Ao contrário do balé clássico, onde o artista tem um roteiro rígido elaborado pelo coreógrafo, a dança contemporânea permite maior liberdade no palco.
“A gente consegue sair dessa caixinha de que só existe balé, aquela sapatilha, aquele repertório clássico, e traz a dança contemporânea, que é a minha paixão, onde conseguimos nos libertar de verdade”, conta Bruno, que é professor de dança há 5 anos.
Liberdade na dança e também para sonhar. Com esse espírito, os jovens esperam ter sucesso no exterior e possam viver do que os movem.
“Está representando o Brasil para nós é muito importante, não só por tá representando Marília e a região, mas também pela oportunidade nas premiações para que os nossos jovens talentos possam alavancar as suas carreiras profissionais e viver disso”, salienta Clarissa Rodrigues.
Bruno Carvalho é professor de dança há 5 anos em Marília
Instagram/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: