Alergista Fabrício Afonso descreve como o sistema imunológico reage a alérgenos, detalha os sintomas mais comuns e orienta sobre quando buscar um médico para avaliação e tratamento. Baixada em Pauta: Fabrício Afonso, médico alergista, é o convidado da semana
O podcast Baixada em Pauta recebeu o médico alergista Fabrício Afonso, com 20 anos de experiência na área. Durante o episódio, Afonso detalhou que alergias são respostas específicas do sistema imunológico. Ele explicou que, apesar de o corpo geralmente tolerar alimentos, medicamentos e outros agentes, algumas pessoas apresentam reações exageradas devido a fatores genéticos, condições ambientais, prematuridade e a introdução precoce de certos alimentos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo ele, alimentos como castanhas e amendoim, embora este último seja uma leguminosa, têm reatividade cruzada com o grupo das castanhas, tornando a tolerância mais difícil. O camarão e outros frutos do mar também apresentam desafios semelhantes.
O médico também falou sobre o processo de dessensibilização, que é complexo. O tratamento visa trabalhar a tolerância aos alimentos que causam alergia, mas, de acordo com o profissional, o processo é mais eficaz com leite, ovo e trigo.
Afonso enfatizou que é crucial que os pacientes estejam bem informados sobre os riscos e benefícios desse tratamento.
Tese alergia
TV Globo
“A dessensibilização pode expor o paciente, então precisa ter um envolvimento muito íntimo entre [o médico e] o paciente saber quais são os seus riscos e os benefícios”, disse.
Sinais de alerta
Se um paciente nunca teve reações alérgicas e apresenta sintomas imediatamente após a ingestão de um alimento, como vômitos ou coceira na pele, isso é um sinal de alergia alimentar.
Afonso observou que, mesmo que o uso de anti-histamínicos possa ser eficaz, a intensidade da reação pode variar. “Não é porque ele perdeu eficácia, é porque a reação talvez [a crise] seja mais intensa”.
Manifestações da alergia
Segundo o alergista, elas podem incluir problemas na pele, como urticária e angioedema [inchaços], além de sintomas respiratórios como tosse, rouquidão e falta de ar.
Fabrício Afonso, médico alergista, é o convidado da semana no Baixada em Pauta
g1 Santos
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.