12 de janeiro de 2025

Baixada Santista chega a 21 mortes por dengue e tem outras 28 em investigação

Dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que registrou mais cinco vítimas nas últimas três semanas. Mosquito Aedes Aegypti é fotografado através de um microscópio no instituto Fiocruz, em Recife, em imagem de 27 de janeiro de 2016
Felipe Dana/AP/Arquivo
A Baixada Santista teve cinco novas mortes por dengue confirmadas nas últimas três semanas em Mongaguá, Peruíbe, Guarujá, São Vicente e Praia Grande. Com isso, a região chega a 21 vítimas da doença, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Outras 28 mortes suspeitas da doença aguardam confirmação de exames laboratoriais.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Os números, porém, são contestadas pelas prefeituras de Praia Grande e Mongaguá. A primeira afirma não ter registrado vítimas pela doença, enquanto a segunda nega a contagem de uma morte.
A equipe de reportagem entrou em contato com a SES e com as prefeituras para entender sobre a divergência de informações, como são transmitidos os dados, mas até esta publicação não teve resposta.
Novos casos
Segundo a Prefeitura de São Vicente, uma moradora, de 59 anos, morreu vítima de dengue após ficar internada na Casa de Saúde de Santos. A confirmação da doença foi feita por sinais clínicos, não sendo possível identificar o tipo de vírus através do exame de sorologia.
A Secretaria de Saúde (Sesau) informou que é a terceira morte pela doença neste ano. Além disso, destacou que realiza ações preventivas e de controle da proliferação da doença, como a intensificação das medidas em bairros com alto índice larvário, vistorias, orientações e ações para conscientização.
A Prefeitura de Praia Grande informou que a Secretaria de Saúde não entende este caso como morte por dengue, pois o resultado do exame, que saiu posteriormente ao óbito, deu negativo para a doença.
A pasta destacou que solicitou a retificação da informação disponibilizada, mas não teve um retorno oficial quanto a essa solicitação. Desta forma, segundo o município, não há mortes por dengue.
A Prefeitura de Mongaguá, por sua vez, disse que o município conta com duas mortes confirmadas e uma suspeita. A pasta ainda revelou que não há mortes que se “encaixam na descrição” citada pelo Estado.
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/RBS TV
Investigação
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram confirmados 21.627 casos de dengue na região, além de outros 2.592 mil suspeitos que estão sob investigação.
Em 2024, outras 28 mortes suspeitas estão sob investigação. Confira abaixo:
Cubatão: 3 mortes em investigação
Guarujá: 1 morte em investigação
Itanhaém: 7 mortes em investigação
Mongaguá: 1 morte em investigação
Peruíbe: 4 mortes em investigação
Praia Grande: 7 mortes em investigação
Santos: 4 mortes em investigação
São Vicente: 1 morte em investigação
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Mais Notícias