12 de janeiro de 2025

Banheiro sem sofrimento? João Rock amplia sanitários e oferece funil para mulheres fazerem xixi em pé

Segundo a organização do festival em Ribeirão Preto, SP, número de banheiros cresceu 10% em relação a 2023 e uma iniciativa privilegia público feminino. Bolsão com contêineres de banheiros no João Rock 2024 em Ribeirão Preto, SP
Igor do Vale/g1
Um dos principais perrengues enfrentados pelo público que frequenta festivais é a fila do banheiro. Sempre gigantes, a sensação que se tem é que todo mundo resolveu se aliviar na mesma hora e o congestionamento é inevitável.
Em Ribeirão Preto (SP), onde o João Rock acontece neste sábado (8), a organização do evento disponibilizou uma quantidade de banheiros químicos 10% superior do que a utilizada em 2023. Ao mesmo tempo, novas estruturas foram preparadas para oferecer mais conforto e dar fluxo ao público.
Segundo a organização, os banheiros contêineres são uma das novidades. Ao todo, 32 contêineres foram posicionados em quatro grandes bolsões no Parque Permanente de Exposições. Eles são equipados com vasos sanitários e mictórios em cabines individualizadas, o que deve dinamizar o uso.
Há, ainda, lavatórios, e cada cabine individual é equipada com lixeiras e papel higiênico.
A organização informou que pessoas com deficiência (PcD) têm acesso a banheiros químicos adaptados.
LEIA TAMBÉM:
Público do João Rock capricha nas produções para curtir festival; veja looks
A fisioterapeuta Tassiana Coppola experimenta produto para mulheres fazerem xixi em pé no João Rock 2024
Amanda Pioli/g1
Xixi em pé?
Em parceria com uma marca especializada, o João Rock vai distribuir cerca de 100 mil unidades de funil urinário descartável para o público feminino da pista.
Os funis, também chamados de condutor urinário e até de urinol, são acessórios criados para que mulheres possam fazer xixi em pé sem encostar no vaso sanitário.
O produto, segundo o fabricante, é de fácil uso e é feito com material biodegradável. Basta a pessoa encaixar o funil na virilha, mirar o bico para o sanitário e, depois de utilizado, descartá-lo no cesto.
O objeto do festival é garantir menos malabarismos no banheiro químico às mulheres.
Funil descartável para mulheres fazerem xixi em pé é distribuído no João Rock 2024 em Ribeirão Preto, SP
Érico Andrade/g1
Os funis são entregues de graça ao público por promotoras da marca perto dos banheiros.
Usando o acessório pela primeira vez, a coordenadora de vendas Paola Leite Cury gostou da ideia, apesar de ter sentido uma certa dificuldade de usar.
“A iniciativa é excelente, boa mesmo. Eu já tinha visto o comercial e achei superlegal, mas nunca tinha usado. Na hora de posicionar, não soube colocar muito certo, mas ainda assim é bom. Porque chega uma hora, que esses banheiros não têm condição”.
Bolsão com contêineres de banheiros no João Rock 2024 em Ribeirão Preto, SP
Igor do Vale/g1
Ao lado da filha, Vania Maria Leite concordou. “É uma ideia muito legal, porque dá medo de sentar em lugar assim, né?!”
Quem também aprovou a iniciativa foi a fisioterapeuta Tassiana Coppola, que usou o acessório pela primeira vez.
“Eu achei a ideia legal, pra gente não ter que encostar no vaso. A hora que eu fui usar, eu fiquei com um pouco de medo de errar, de acabar escorrendo na roupa, mas foi bem tranquilo de usar. Deu super certo.”
Veja mais notícias do João Rock 2024
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
:

Mais Notícias