Até o prefeito teve de matar baratas ao vivo. Caminhões do estado auxiliam na retirada do entulho. Baratas invadem reportagem sobre acúmulo de lixo em São João de Meriti
Baratas “invadiram” uma entrada ao vivo do Bom Dia Rio desta quinta-feira (2). A repórter Luana Alves acompanhava a remoção de lixo acumulado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, quando dezenas de insetos saíram de baixo do entulho e “cercaram” a equipe da TV Globo. Até o prefeito recém-empossado Léo Vieira (Republicanos) teve de matar baratas com pisões (veja acima).
O incidente foi no Éden, na Avenida Roberto Silveira, em frente ao cemitério. A lixarada tomava toda a calçada e, segundo moradores, estava se acumulando há semanas. Quando uma retroescavadeira avançou contra o monturo, começou um “barata-voa”.
Prefeito Leo Vieira (ao fundo) mata baratas, e Luana Alves tenta fugir delas
Reprodução/TV Globo
Lixarada
O fim de 2024 em Meriti foi de muito lixo nas ruas. A atual gestão afirma que o governo passado reduziu o efetivo de garis e não pagou o 13º salário aos funcionários. Com isso, segundo estimativas da prefeitura, 15 mil toneladas de rejeitos se acumularam pelo município.
Nesta quinta, começou um mutirão para limpar as vias. “A nossa previsão é entregar a cidade limpa em até 30 dias e depois a manutenção”, afirmou Léo Vieira.
“É importante que os moradores entendam que a gente vai regularizar a coleta e precisa da ajuda de todos. A gente vai limpar, mas precisa da ajuda dos moradores para manter a cidade limpa”, pediu.
A prefeitura conta com a ajuda de 30 caminhões do governo do estado. O município afirma ainda que vai publicar um decreto de auditoria nas folhas de pagamento.
Prefeito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, mata barata durante entrevista
Anne Poly/ TV Globo
Léo Vieira, prefeito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense
Anne Poly/ TV Globo
Moradores de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, reclamam do lixo nas ruas
Anne Poly/ TV Globo
Assista à reportagem completa:
Moradores de São João de Meriti enfrentam problemas na coleta de lixo