14 de janeiro de 2025

Barco com corpos: veja perguntas e respostas sobre caso da embarcação à deriva encontrada no PA

Polícia Federal investiga nacionalidade e causa da morte das vítimas. Embarcação foi encontrada no sábado (13), em alto mar, no litoral do nordeste do Pará. Embarcação encontrada com corpos no litoral do Pará chega ao IML.
Fábia Sepêda/TV Liberal
A embarcação com corpos em decomposição encontrada por pescadores no último sábado (13), próximo à ilha de Canelas, no nordeste do Pará, chegou nesta segunda (15) ao IML, na cidade de Bragança, para uma perícia inicial.
✅ Siga o canal do g1 Pará e receba as notícias direto no WhatsApp
Um veículo frigorífico chegará ao município para transportar os corpos até Belém. A Polícia Federal investiga a origem das pessoas, o número de vítimas e a causa das mortes.
O g1 preparou um material com as principais informações sobre o caso. Veja abaixo tudo o que se sabe e o que falta saber:
Quando e como o barco foi encontrado?
Como foi para trazer o barco até o porto de Bragança?
Como foi o transporte para o IML de Bragança?
Como será o trabalho da perícia?
Quem são e de onde vieram as vítimas?
Qual a causa da morte?
1. Quando e como o barco foi encontrado?
Pescadores de Bragança avistaram no dia 13 de abril, no último sábado, a embarcação na baía do Maiaú, próximo à ilha de Canelas, região nordeste do estado, que dá acesso ao Oceano Atlântico. Foram eles que acionaram as autoridades.
A embarcação tem cerca de 15 metros de comprimento, por 2 metros de largura. A área tem muitos bancos de areia, o que dificultou o resgate. Segundo os bombeiros, só é possível chegar lá com a alta da maré.
Barco foi encontrado à deriva no Pará com corpos no fundo da embarcação em estado de decomposição
Reprodução
2. Como foi para trazer o barco até o porto de Bragança?
A maré baixa dificultou os trabalhos de resgate no dia 13 de abril. No dia seguinte (14), a Polícia Federal, Marinha, bombeiros e outras autoridades iniciaram uma ação para resgatar o barco.
Para o tenente dos bombeiros Hugo Moura, que atuou no resgate, é preciso trabalhar com cuidado e segurança para não danificar a embarcação
Embarcação encontrada com corpos no litoral do Pará é levada para porto
“A gente transporta com cuidado, com velocidade moderada, para ter controle da embarcação. É uma missão que requer pressa, porque quanto mais dias passam, com a decomposição, mais fica difícil a perícia trabalhar”, explicou.
O reboque do mar até terra firme foi acompanhado por uma aeronave durante o dia. O barco só chegou a terra firme para o início da perícia na noite de domingo (14).
3. Como foi o transporte para o IML de Bragança?
Por volta da 1h de segunda-feira (15) começou a tentativa de içar o barco com auxílio de uma máquina retroescavadeira, para retirá-lo da margem do porto e colocá-lo em um caminhão, responsável por levar a embarcação até o Instituto Médico Legal em Bragança.
Caminhão realizando o transporte de barco encontrado com corpos no Pará
Equipes passaram a noite tentando içá-la, mas sem sucesso. Foi preciso utilizar cabos de aço para fazer a retirada.
Hugo Moura, subtenente do Corpo de Bombeiros, informou que o trabalho foi marcado pela dificuldade desde o domingo. “Foram necessárias quinze horas de reboque para conseguir trazer a embarcação para a margem”.
Na tarde desta segunda (15), o barco foi colocado em um caminhão prancha e transportado até o IML, em Bragança. O transporte levou cerca de três horas.
Caminhão prancha é usado para transportar barco com corpos até IML no Pará
Fábia Sepêda/TV Liberal
4. Como será o trabalho da perícia?
A embarcação deve passar nesta terça-feira (16) por uma perícia inicial. Os corpos passarão por trabalho de identificação usado para vítimas de desastres.
O protocolo de identificação é aplicado em casos de acidentes aéreos e desastres naturais, como ocorreu com as vítimas da tragédia de Brumadinho em 2019, por exemplo.
Banco com corpos no Pará: Autoridades aguardam em porto de Vial do Castelo em Bragança o resgate da embarcação
Fábia Sepêda/TV Liberal
As técnicas de perícia usam amostras de DNA, características físicas, impressões digitais, registros odontológicos e objetos pessoais, já que os corpos estão em estado avançado de decomposição.
O barco deve ser levado para a capital Belém e ficar sob custódia da Marinha para perícia e identificação da origem.
5. Quem são e de onde vieram as vítimas?
A suspeita é que as vítimas que estão no barco sejam estrangeiras, mas a confirmação só deve ocorrer após a perícia, segundo a Polícia Federal e os bombeiros.
“Tudo indica que são estrangeiros, mas é uma hipótese. Essa embarcação não possuí nenhuma identificação que nos dê consistência para saber de que país é”, explicou o tenente dos bombeiros Hugo Moura, um dos envolvidos no resgate.
Pescadores registraram corpos dentro de barco.
Reprodução / TV Liberal
“Somente depois de a polícia científica da Polícia Federal e do Estado conseguirem fazer os exames de necropsia [será possível saber]. A Polícia Federal deve fazer contato com consulados, com serviços diplomáticos para tentar identificar”, complementou o militar estadual.
Uma equipe de papiloscopistas da Polícia Federal de Brasília foi para Bragança trabalhar na identificação das vítimas.
6. Qual a causa da morte?
A Polícia Federal abriu inquérito para apurar as circunstâncias da morte. Os corpos foram encontrados em estado avançado de decomposição.
“Pelo estado que estão já, bem desidratados, tem bastantes dias, talvez até mais de um mês”, afirmou o bombeiro Tadeu Barbosa sobre a situação dos corpos.
Além dos mortos que estavam dentro da embarcação, um outro corpo foi encontrado na água. Um veículo frigorífico transportará os corpos para Belém para a investigação.
Já o Ministério Público Federal (MPF) abriu duas investigações sobre o caso, uma na área criminal e outra civil. As investigações serão realizadas pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF para a defesa de direitos humanos.
LEIA MAIS
O que se sabe e o que falta saber sobre o barco encontrado à deriva com corpos no Pará
Pescadores encontram barco à deriva com corpos no PA, e PF é acionada; VÍDEO
PF abre inquérito para descobrir nacionalidade de vítimas encontradas em barco à deriva no Pará
Infográfico: veja onde barco com corpos foi encontrado no Pará
G1
VÍDEOS: assista às notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará

Mais Notícias