Jota de Paula foi campeão do Campeonato Brasileiro de Latte Art e garantiu vaga no mundial da categoria ao reproduzir desenho de arara, mico-leão-dourado e tartaruga na bebida. Latte Art: Joseense é campeão brasileiro de “desenho em café” e vai disputar o mundial na Dinamarca
Robson Alselmo/BSCA
Um barista do interior de São Paulo especializado em café e apaixonado pelo grão se tornou campeão brasileiro de Latte Art, que são desenhos feitos com leite vaporizado no café expresso. Com desenhos de animais silvestres na bebida, como tartaruga, arara e um mico-leão dourado, ele conquistou o título.
Morador de São José dos Campos (SP), agora João Paulo Godoy de Paula, conhecido como Jota de Paula, vive a expectativa pelo campeonato mundial na Dinamarca.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Jota conta que foi por meio do café que ele conseguiu mudar de profissão e se descobrir como artista na modalidade do Latte Art. Ele começou na profissão há cerca de seis anos, após conhecer uma pessoa do ramo enquanto trabalhava em uma hamburgueria.
“Eu lembro o primeiro gole de café especial, eu olhei para ele, e falei, cara, o que você colocou nesse café? O sabor de caramelo, o sabor doce que estava naquele café…e ele não colocou nada, era simplesmente o café”, lembra.
“Ele tinha acabado de moer o grão e preparado da maneira certa, no tempo e temperatura certos, e aquilo para mim foi incrível. A partir daquele momento eu soube que era isso que eu queria fazer”, conta Jota.
Latte Art: Joseense é campeão brasileiro de “desenho em café” e vai disputar o mundial na Dinamarca
No entanto, João seguiu na hamburgueira, até que um tempo depois o pai dele abriu uma cafeteria na Zona Leste de São José dos Campos. Foi quando João começou a trabalhar exclusivamente com café e se tornou barista.
“Teve um dia que minha irmã passou mal e meu pai precisava de alguém pra tirar café, eu me ofereci e depois daquilo eu me apaixonei, aí não saí mais, virei barista”, narra.
Nessa época, já como barista da cafeteria do pai, Jota começou a estudar e se especializar no preparo dos cafés. Por meio desse estudo, ele conheceu o Latt Art, a arte de fazer desenhos no café utilizando leite vaporizado.
“Eu comecei a pesquisar como preparar um bom café, como vaporizar um leite, como preparar um café especial para o cliente e no meio dessas pesquisas eu conheci o Latt Art. Eu descobri que eu poderia vaporizar o leite de uma maneira que eu conseguiria fazer desenhos. Achei incrível e iniciei meus estudos na área, pra levar um diferencial para os clientes”, explica.
Barista do interior de SP vence concurso nacional com desenhos de animais silvestres em café
Arquivo Pessoal
Este ano, Jota se consagrou campeão do Campeonato Brasileiro de Latte Art 2024. Esta não foi a primeira vez que o barista havia participado da competição. Em 2022, João chegou até o final do campeonato, mas ficou fora do pódio. Para 2024, ele tinha como objetivo chegar até o pódio e conseguiu mais que isso, ficando em primeiro lugar.
Na apresentação de Jota, ele impressionou os jurados com a representação de uma tartaruga, de um mico-leão e uma arara na bebida. Confira abaixo:
Tartaruga
Barista do interior de SP vence concurso nacional com desenhos de animais silvestres em café
Arquivo Pessoal
Mico-leão
Barista do interior de SP vence concurso nacional com desenhos de animais silvestres em café
Arquivo Pessoal
Arara
Barista do interior de SP vence concurso nacional com desenhos de animais silvestres em café
Arquivo Pessoal
“Foi uma grande surpresa pra mim. Eu, com toda a sinceridade, não esperava ganhar, porque eu estava ali no meio, né? O pódio, eu estava literalmente no meio do atual campeão brasileiro de Latt Art e do meu outro lado estava um cara que já foi campeão também na mesma categoria. Então, assim, eu não esperava”, conta.
“Foi algo surpreendente. Está sendo ainda surpreendente. Tanto eu, quanto a minha família, meus amigos, né? Que sempre me ajudam nos campeonatos. Tá todo mundo em êxtase ainda, a gente ainda tá digerindo tudo. Está sendo emocionante, tem gente que ainda tá chorando”, brincou.
Latte Art: Joseense é campeão brasileiro de “desenho em café” e vai disputar o mundial na Dinamarca
Atualmente, Jota vive a expectativa do mundial da categoria que será em junho, na Dinamarca. O mundial reúne baristas do mundo inteiro em uma feira voltada para o café especial.
“Agora vem o pós-campeonato nacional, vai ser em Copenhagen, na Dinamarca, entre os dias 27 e 29 de junho. A gente vai fazer a mesma competição do Brasil, só que a gente vai fazer em nível mundial, então dessa vez eu vou ter o privilégio de representar o Brasil lá na Dinamarca”, afirma Jota.
Latte Art: Joseense é campeão brasileiro de “desenho em café” e vai disputar o mundial na Dinamarca
Robson Alselmo/BSCA
Além de se preparar para a competição nacional, João segue trabalhando na cafeteria da família. O barista também dá treinamentos particulares na parte de café especial e Latt Art. Com os treinamentos, Jota também trabalha para empresas de grande porte no ramo do café nacional.
“Hoje o café virou o sustento da minha família. Tudo que a gente faz hoje é pensando em como promover, como melhorar a cada dia o consumo do café especial para os nossos clientes. A gente almeja que o café especial seja algo comum, principalmente aqui na nossa região, no Vale do Paraíba”, disse.
“Atualmente, as pessoas conhecem muito mais sobre o café especial, mas a gente ainda está na busca de promover ele ainda mais, para as pessoas sempre descobrirem novos sabores ao tomar um café”, finalizou.
Barista do interior de SP vence concurso nacional com desenhos de animais silvestres em café.
Robson Alselmo/BSCA
Veja mais notícias sobre o Vale do Paraíba e região bragantina