Barragem fica numa fazenda, há 46 km de Unaí, e era usada no armazenamento de água para a agricultura. Não houve feridos e duas famílias foram retiradas de suas casas de forma preventiva. Barragem se rompeu e provocou estragos
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Uma barragem se rompeu após fortes chuvas e provocou diversos prejuízos na zona rural de Unaí, no Noroeste de Minas.
A barragem fica numa fazenda, há 46 km de Unaí, e era usada no armazenamento de água para a agricultura. O rompimento foi na noite de sábado e a situação foi monitorada por equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Ninguém ficou ferido.
“No local, foi constatado que não oferecia riscos às comunidades que ficavam após o barramento. Tendo em vista que a vasão da água foi gradativa e lenta, ocorrendo o rompimento ao centro da barragem”, explicou o sargento Edislei Ribeiro dos Santos, agente regional de Defesa Civil.
Horas antes do rompimento, duas famílias foram retiradas de suas casas de forma preventiva. Segundo a Defesa Civil, nenhuma residência foi alagada e a força da água levou uma ponte que fica sobre o Rio Almesca. Árvores também foram derrubadas.
Barragem se rompeu em uma fazenda a 45 km de Unaí
Corpo de Bombeiros/Divulgação
A Polícia Militar de Meio Ambiente informou que o rompimento da barragem provocou a mortandade de peixes, assoreamento do leito do córrego e danos a recursos hídricos e em área de preservação permanente. Ainda segundo a polícia, foi aplicada uma multa no valor de R$ 129 mil pelos danos ambientais.
A barragem foi construída em 2022 e possuía todas as licenças para funcionamento até 2031.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.