2 de outubro de 2024

Basílica de São Miguel Arcanjo recebe milhares de peregrinos em dia de homenagem ao santo: ‘Gesto de piedade’

De acordo com voluntários e colaboradores da basílica, mais de oito mil romeiros chegaram à cidade e mais de 20 mil pessoas participaram das missas, durante todo o fim de semana. Basílica de São Miguel Arcanjo recebe milhares de peregrinos em dia de homenagem ao santo
Milhares de peregrinos de toda a região caminharam por quilômetros até a Basílica de São Miguel Arcanjo, no interior de SP, como forma de devoção, agradecimento e para pagar promessas. O dia do santo foi celebrado no domingo (29).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
De acordo com voluntários e colaboradores da basílica, mais de oito mil romeiros chegaram à cidade e mais de 20 mil pessoas participaram das missas durante todo o fim de semana.
Sidney e a família são devotos. Eles caminharam durante cerca de sete horas por 32 quilômetros de Itapetininga até a Basílica de São Miguel Arcanjo, na madrugada de sábado (28) (confira o vídeo com alguns trechos do trajeto acima).
“Hoje a gente veio na peregrinação, devido a sermos devotos de São Miguel Arcanjo, e, com nossa fé em Deus, estamos cumprindo uma promessa. Deus tem sido tão bom conosco, é uma forma de agradecimento por tudo que ele vem fazendo em nossas vidas”, contam.
Devotos encararam romaria de mais de 30 quilômetros de Itapetininga (SP) a São Miguel Arcanjo (SP)
Luiz Medeiros/TV TEM
Todos os peregrinos recebem da igreja um certificado com o nome e a cidade de onde partiram. Segundo os voluntários que estavam fazendo a distribuição, mais de três mil pessoas chegaram caminhando no sábado (28) e mais de cinco mil no domingo dia (29).
Somando as caravanas, segundo a igreja, durante o fim de semana de celebrações, o número de fiéis passou de 20 mil. Eram pessoas de quase 100 cidades diferentes de todo o estado.
Dia de São Miguel Arcanjo: família que mora em cidade com nome do anjo no interior de SP tem seis ‘Miguéis’
Gisela Lamarca ajudou na organização dos grupos de peregrinos que saíram de Itapetininga. Saíram do bairro da Chapadinha, na noite de sábado (28), mais de 600 pessoas caminhando e mais de 100 carros de apoio.
Segundo ela, foi a maior concentração desde 2018, quando Gisele começou a fazer a peregrinação.
Ponto de partida em Itapetininga rumo a São Miguel Arcanjo foi no bairro da Chapadinha.
Divulgação
O pároco da Basílica de São Miguel Arcanjo, padre Márcio Almeida, explicou o motivo de a peregrinação ser tão importante para os católicos.
“A peregrinação é um gesto antigo, o povo de Israel já peregrinava. Com o advento do Cristianismo, a comunidade cristã primitiva começou a ir à pé em Roma para visitar o túmulo dos apóstolos. Por isso o termo ‘romaria’. Ir à pé a uma igreja ou santuário traz esse significado de ir ao encontro de Cristo nos sinais que o revelam.”
O padre ainda revelou a felicidade em receber os fiéis para as celebrações em homenagem a São Miguel.
“Fico profundamente tocado com o gesto de piedade de tantos irmãos e irmãs, que todos os anos fazem esse sacrifício de andar por horas para aqui chegar. Quantas intenções são colocadas nesses passos, quanta gratidão por graças alcançadas. Que Deus continue abençoando nossos romeiros, peregrinos, e que São Miguel Arcanjo lhes defenda nos combates”, desejou.
Devotos encararam romaria de mais de 30 quilômetros de Itapetininga a São Miguel Arcanjo
Luiz Medeiros/TV TEM
*Colaborou sob supervisão de Carla Monteiro
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias