Atividades começaram neste domingo (2) e seguem até o dia 9 de junho. Tema deste ano é ‘Restauração de terras, combate à desertificação e resiliência à seca’. Jardim Botânico de Bauru (SP) é um dos lugares com atividades durante a 24ª Semana Integrada do Meio Ambiente
Prefeitura de Bauru/Divulgação
Até o dia 9 de junho, a Prefeitura de Bauru (SP) realiza a 24ª Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru (Simab). O tema deste ano é “Restauração de terras, combate à desertificação e resiliência à seca”.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O objetivo do evento é promover uma reflexão de como o ser humano consegue sobreviver de forma menos impactante e mais interativa com a natureza, por meio de atividades e palestras.
A semana escolhida para realizar o evento tem como referência o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A data foi criada em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo.
No ano de 2000, a Secretaria do Meio Ambiente (Semma) implantou a Semana Integrada do Meio Ambiente de Bauru, com intenção de celebrar essa data, discutindo temas ambientais do município e do planeta. Desde então, a Simab é realizada todos os anos e já faz parte do calendário de eventos de Bauru.
A cada ano é escolhida uma temática relacionada ao meio ambiente. São desenvolvidas atividades como palestras, mesa-redonda, feira ambiental, apresentações culturais, atividades nas escolas, visitas monitoradas, entre outras ações, em parceria com diversas secretarias e apoiadores.
As primeiras atividades da 24ª edição foram realizadas na manhã deste domingo (2), com a palestra “Construindo um futuro sustentável: harmonia entre natureza e seres humanos”. A programação completa pode ser conferida aqui.
Dentre as ações, destacam-se a abertura oficial na terça-feira (4), às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru, e a tradicional Feira Ambiental, na Praça Rui Barbosa, com exposições e diversas atividades, na quarta-feira (5).
A Simab vai seguir até o domingo (9), com atividades em escolas, instituições, espaços públicos, entre outros.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: