16 de janeiro de 2025

Bebê de 4 meses sofre lesão na mão durante atendimento de saúde em Santa Bárbara d’Oeste

Criança precisou passar por cirurgia de enxerto de pele e corre risco de perder o movimento de uma das mãos, segundo a mãe. Casal de Santa Bárbara D’Oeste denuncia negligência no atendimento de filha
Um casal de Santa Bárbara d’Oeste (SP) denunciou à Polícia Civil o atendimento prestado à filha deles, de 4 meses, em unidades de saúde da cidade. A bebê estava com quadro de bronquiolite mas, segundo a família, a falta de cuidado com o acesso da medicação provocou um ferimento na mão dela, que teve de passar por cirurgia.
Segundo a mãe da bebê, a lesão ocorreu durante uma internação no mês passado. A família conta que, primeiro, levou a criança para ser atendida no Pronto-Socorro Dr. Edison Mano, com febre e um quadro de bronquiolite. Na unidade, ela recebeu soro com medicamento na veia na mão esquerda.
Como o local não era o mais adequado para o tratamento da criança, ela foi transferida para o Hospital Santa Bárbara. Segundo a mãe, após dois dias de internação da criança, ela percebeu que debaixo dos curativos havia uma mancha grande. Então, chamou os médicos.
Mão de bebê ficou com hematoma em área de acesso de medicação
Reprodução/ EPTV
Segundo a mãe, Maria Eduarda Figueredo, o acesso na veia não foi avaliado até ela perceber o hematoma.
“Eu vi que a mão dela estava começando a inchar e estava enfaixada. Eu puxei a faixa para baixo e vi que estava começando o hematoma. Foi onde eu chamei a enfermeira. Ela veio, desenfaixou e chamou a médica para ver o hematoma. A médica veio, se espantou e saiu da sala e foi conversar com os outros médicos. […] Só começaram a se preocupar depois que viram o hematoma na mão dela”, relata.
Do Hospital Santa Bárbara, a bebê foi transferida para o Hospital Estadual de Sumaré, onde se recuperou da bronquiolite e passou por cirurgia na mão por causa do ferimento causado pelo acesso de medicamento. A criança teve alta no dia 17 de abril.
Família de bebê registrou boletim de ocorrência
Reprodução/ EPTV
Risco de perder movimentos
“[Os médicos disseram] que ela pode perder o movimento da mão, porque atingiu, afetou os tendoes da mão dela. Porque ao crescer isso daí pode afetar muito a mão dela”, afirma Maria Eduarda.
A família da criança registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal. Para a mãe, houve descaso e descompromisso com o atendimento da filha.
“Foi uma foto de responsabilidade tão grande deles, por não ter avaliado a mão dela”, lamenta.
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) informou que o caso foi registrado como lesão corporal e é investigado pelo 1º Distrito Policial de Santa Bárbara D’Oeste. “A autoridade policial solicitou exames periciais junto ao IML e informações à instituição de saúde para auxiliar no esclarecimento dos fatos”, acrescentou.
Foi necessário realizar cirurgia de enxerto de pele na mão de criança
Reprodução/ EPTV
O que dizem as unidades de saúde
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara, responsável pelo Pronto-Socorro Dr. Edison Mano, informou que a criança recebeu todos os atendimentos necessários.
E que, no período em que esteve no pronto-socorro, a criança não apresentou nenhum problema relacionado à punção para fazer a medicação. Comentou, ainda, que o acesso permaneceu sem qualquer anormalidade durante todo o processo da transferência para o Hospital Santa Bárbara.
Já o hospital, mantido pela Santa Casa da cidade, informou que abriu uma investigação interna para apurar e identificar se, de fato, houve falhas no atendimento prestado. Lembrou, ainda, que está à disposição da família da bebê para oferecer suporte neste momento.
O Hospital Estadual de Sumaré esclareceu que a paciente deu entrada na unidade no dia 27 de março, com infecção de vias aéreas e lesão na mão e no punho esquerdos. Ela fez cirurgia de enxerto de pele total no punho e segue em acompanhamento ambulatorial pela equipe de cirurgia plástica.
Veja outras reportagens da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias