Zian José Dias Rodrigues começou a ter febre alta e manchas pelo corpo na sexta-feira (31). Na terça (4), após sangramentos, ele foi internado na Santa Casa, mas morreu no dia seguinte. Um bebê de 5 meses morreu nesta quarta-feira (5) com suspeita de dengue em Monte Alto (SP).
À EPTV, afiliada da TV Globo, familiares relataram que Zian José Dias Rodrigues começou a ter febre alta e manchas pelo corpo entre a última sexta (31) e sábado (1º).
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Os pais levaram a criança na segunda-feira (3) ao pronto-socorro da cidade, onde ela foi atendida e liberada após, segundo a família, um médico receitar dipirona e ibuprofeno.
No dia seguinte, no entanto, o bebê começou a ter sangramentos e voltou ao pronto-socorro. Devido à gravidade, foi internado na Santa Casa de Monte Alto à espera de transferência, mas não resistiu e morreu na quarta.
Zian foi enterrado no cemitério do município na manhã desta quinta-feira (6).
Zian José Dias Rodrigues, de 5 meses, morreu com suspeita de dengue em Monte Alto
Arquivo pessoal
Prefeitura investiga causa da morte
O g1 obteve acesso à declaração de óbito da criança, que aponta dengue como a causa da morte.
Procurada, a Secretaria de Saúde de Monte Alto informou, porém, que a Santa Casa enviou o caso para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e ainda aguarda a confirmação da causa.
A pasta também lamentou o óbito, disse estar à disposição da família e que irá apurar os fatos “para responsabilização de eventuais falhas”.
Especialistas afirmam que o ibuprofeno, que teria sido receitado a Zian no pronto-socorro, é contraindicado para pacientes com suspeita de dengue, porque pode aumentar as chances de hemorragia.
Pronto-socorro de Monte Alto, SP
Reprodução/EPTV
Outra morte de bebê
No último dia 26 de maio, Ravi Andrade Zaparoli, de 7 meses, morreu com dengue em Pitangueiras (SP).
Os pais acusam os médicos que atenderam a criança de receitar um remédio à base de corticoide, o que, segundo especialistas, também pode aumentar o risco hemorrágico e agravar a situação de pacientes com a doença.
A Prefeitura de Pitangueiras disse apenas que os dados de pacientes não podem ser divulgados por causa da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ravi Andrade Zaparoli, de sete meses, morreu com dengue em Pitangueiras, SP
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região