Vítima não estava vacinada, segundo prefeitura municipal. Veja orientações do Ministério da Saúde sobre esquema de imunização. Imagem ilustrativa
Pixabay
V
Um bebê de nove meses de idade morreu vítima de covid-19 neste mês de janeiro em Guarapuava, na região central do Paraná. A informação é da prefeitura municipal, que afirma que ele não havia tomado a vacina contra a doença.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo o Município, outras três pessoas também morreram na cidade em decorrência do coronavírus. Todas são mulheres, com idades entre 67 e 85 anos.
Elas tinham comorbidades, como cardiopatia, diabetes e hipertensão, e receberam cinco doses da vacina – porém, tomaram a última dose em 2023. A orientação do Ministério da Saúde é que pessoas idosas tomem a vacina de seis em seis meses. Saiba mais abaixo.
Em todo o Paraná, de acordo com informe da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), pelo menos 463 novos casos de covid-19 foram confirmados em janeiro.
O último boletim da Sesa foi o referente ao mês de outubro de 2024 e apontou que, naquele mês, 813 pessoas foram diagnosticadas com a doença no estado.
Desde 2020, quando a covid-19 começou a fazer vítimas no país e se tornou uma pandemia mundial, mais de 46,8 mil pessoas morreram no Paraná. No Brasil o total ultrapassa 714,5 mil e, no mundo, foram mais de 7 milhões de mortos.
Leia também:
Curitiba: Ex-PM morto em ataque com mais de 140 tiros foi expulso da corporação por desvios de conduta
Risco de explosão: BR-277 é interditada após tombamento de caminhão carregado com combustível no Paraná
Acidente: Idoso morre atropelado no Paraná após parar em acostamento da BR-373 para fazer xixi, diz PRF
Guarapuava registra quatro mortes por covid-19 em janeiro
Vacinação contra a covid-19
O Ministério da Saúde incorporou as vacinas contra a covid-19 no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Crianças de 6 meses a até 5 anos de idade devem tomar duas doses da vacina Moderna ou três doses da vacina Pfizer e gestantes devem tomar uma dose por gestação.
Idosos devem tomar duas doses anuais da vacina, com seis meses de intervalo, e a população em geral, de 5 anos a 59 anos de idade, devem tomar uma dose única, caso não tenham se imunizado previamente.
Confira o esquema vacinal completo contra a covid-19
Confira o calendário de vacinação geral do PNI
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Campos Gerais e Sul