28 de dezembro de 2024

Beija-flor constrói ninho em corrente de bicicleta e surpreende ciclista; veja vídeo

Aniz Neto, morador de Franca (SP) praticava ciclismo regularmente há quase dois anos e decidiu dar um tempo para vigiar o ninho. Desfecho do processo não saiu como o esperado. Beija-flor faz ninho em bicicleta e surpreende ciclista de Franca
Que as aves escolhem lugares inusitados para construir os ninhos, o Terra da Gente já mostrou dezenas de vezes. Mas a natureza sempre reserva uma surpresa a cada temporada de reprodução. Dessa vez a corrente de uma bicicleta foi o lugar escolhido por um beija-flor para cuidar dos seus filhotes.
Aniz Nassif Neto, motorista de Franca (SP), de 66 anos, dono da bicicleta, precisou interromper as pedaladas por um período depois da constatação. “Eu avisei o pessoal, e falei ‘Olha, não vou estar pedalando por um tempo’, e aí começaram a questionar e eu disse que era por conta do beija-flor. Ninguém entendeu nada. Depois que ficaram sabendo, eles começaram a aparecer lá em casa aos montes para ver o ninho”, descreve o motorista.
Aniz praticava o esporte com grupos de amigos há mais de 2 anos
Aniz Nassif Neto
O motorista tem uma coleção de bikes em casa e o beija-flor escolheu para se alojar uma das que estava inutilizada, pendurada em uma das paredes do corredor do quintal. Mesmo assim, Aniz deixou completamente de lado o esporte para focar 100% na segurança do ninho da pequena ave. “Eu não estava usando aquela bike porque eu levei um tombo com ela, e foi justamente onde o beija-flor escolheu para fazer o ninho”, explica Aniz Neto.
O cuidado com o ninho foi tanto que Aniz chegou a construir uma cobertura para proteger os ovos da chuva. De acordo com ele, o beija-flor visitava o ninho apenas no início da noite. “O que me motivou (a cuidar do ninho) é que eu me senti assim um guardião, muito honrado, um guardião daquele beija-flor que fez o ninho lá na minha bike”, afirma.
A espécie não pôde ser identificada, visto que não havia nenhum registro sobre ela. De acordo com palpite da Dra Nathália Diniz, ornitóloga com especialidade em beija-flores, baseado nas informações gerais e tipo/material do ninho, provavelmente se trata de um beija-flor-tesoura (Eupetomena macroura) ou um beija-flor-de-peito-azul (Chionomesa lactea), ambos comuns na região de Franca.
Ninho do beija-flor construído nas rodas da bicicleta
Aniz Nassif Neto
Desfecho não esperado
A história que caminhava para um desfecho de alegria teve um desfecho que não era muito esperado pelo motorista.
Aniz diz que, em uma tarde, após dar uma olhada no ninho, entrou para dentro de casa e logo quando voltou, os ovinhos haviam sumido. Quando olhou em volta, avistou um casal de tucanos que estava rodeando sua casa, e que, de acordo com ele, provavelmente tinham atacado o ninho.
Depois de tanto esforço para garantir o sucesso da reprodução da espécie, a cena o deixou triste, mas não menos esperançoso. Aniz continua atento, observando cada canto de seu jardim, na expectativa de outros novos visitantes.
Segundo Nathália, mais de 80% dos casos de insucesso reprodutivo em beija-flores se dá por predação. “Como são ovos muitos pequenos, os predadores podem variar bastante, como lagartos, serpentes, aves e pequenos mamíferos. Outros motivos para os filhotes não prosperarem podem ser questões estruturais do ninho, abandono pela mãe ou infertilidade dos ovos, mas são menos frequentes”, explica.
Ninhos de beija-flores
Os beija-flores são verdadeiros mestres na arte de construir ninhos e demonstram uma notável habilidade em sua confecção. Essas aves utilizam uma variedade de materiais para a construção de seus lares, podendo ser construídos nos mais diversos lugares.
“Em geral, os beija-flores preferem fazer ninhos em estruturas naturais como galhos, folhas de palmeiras, ramos e raízes, onde possam garantir a camuflagem do seu ninho e o sucesso reprodutivo. Contudo, algumas espécies que vivem em áreas mais antropizadas, acabam aproveitando estruturas menos convencionais para nidificar, como lustres, fios mais grossos, vigas de telhados e outros, como curiosamente este beija-flor utilizou a bicicleta”, explica a bióloga Nathália Diniz
Ninho de beija-flor-de-banda-branca protegido por folha correu o mundo através das redes sociais
Bianca Caroline Soares/VCnoTG
Ainda segundo ela, como estrutura principal do ninho, os beija-flores podem utilizar paina, algodão, raízes, pedaços de folhas de palmeiras e outras fibras de plantas. Estas pequenas aves também utilizam teias de aranha para envolver o ninho, mantendo-o coeso e fixado na estrutura onde foi construído.
Além disso, também coletam musgos, liquens, cascas de árvores, folhas secas e até mesmo casulos de insetos para ornamentar a parte externa e ajudar na camuflagem do ninho, diminuindo o risco de predação.
O Terra da Gente já trouxe alguns lugares inusitados que foram utilizados por beija-flores e algumas outras aves para a construção das suas novas casas. Veja abaixo:
Beija-flor faz ninho em ponta de vara de pesca
Ninho de beija-flor interrompe construção de casa em Limeira (SP); veja vídeos
Beija-flores “adiam” venda de caminhão em Montes Claros (MG)
Conheça a história por trás do ninho com ‘cobertura’ que ganhou a internet
Tico-tico faz ninho em árvore de Natal e história tem desfecho surpreendente
Rolinha-roxa constrói ninho em cima de vassoura e surpreende moradora de Mogi Guaçu
*Texto sob supervisão de Lizzy Martins
VÍDEOS: Destaques Terra da Gente
Veja mais conteúdos sobre a natureza no Terra da Gente

Mais Notícias