16 de novembro de 2024

Beneficiários do Bolsa Família denunciam fraude em saques após receberem dinheiro na conta; polícia investiga golpe

Clientes foram orientados a procurar delegacia quando tentaram sacar valor do benefício em agência da Caixa Econômica Federal no Grande Recife. Beneficiários do Bolsa Família no Grande Recife denunciaram que foram vítimas de golpe
Danilo César/TV Globo
Beneficiários do Bolsa Família disseram ter sido vítimas de um golpe, ao tentarem sacar a parcela deste mês do programa em agências da Caixa Econômica Federal no Grande Recife. Segundo a denúncia, os usuários sofreram saques fraudulentos logo depois que o dinheiro entrou na conta deles. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Procurada, a Caixa informou que os clientes que se sentirem lesados podem fazer um pedido de contestação dos saques e, caso o banco avalie que é o caso, vai ressarcir o valor retirado (veja resposta abaixo).
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A TV Globo conversou com alguns beneficiários do programa social que são atendidos na agência da Caixa no bairro de Afogados, na Zona Oeste da capital pernambucana. Uma delas é a dona de casa Élida Melo. Ela disse que, quando foi ao banco sacar o valor do Bolsa Família, encontrou apenas R$ 3,05 no saldo.
“Fui me informar. Ela [a atendente] mandou vir fazer uma ocorrência na delegacia, entrar nesse aplicativo [Caixa Tem] e aguardar dez dias para poder ter uma resposta. E aí, a gente fica como?”, afirmou a dona de casa, que registrou a denúncia na Delegacia de Afogados.
Outro usuário prejudicado é Valdir Martins Pereira. Ele contou que no extrato da conta aparece uma transferência de R$ 597,62 por Pix, com um saldo de R$ 2,93.
“Preciso desse dinheiro, não vivo de ‘ôia’, não vivo de nada, estou com a conta de energia aqui para pagar. (…) Estava contando com esse dinheiro [do Bolsa Família]”, disse Valdir.
Em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, também houve casos de beneficiários que tiveram dinheiro retirado. A dona de casa Bruna Oliveira chegou à delegacia do Centro da cidade na manhã desta sexta-feira (23), mas só conseguiu fazer o boletim de ocorrência por volta das 15h.
A beneficiária disse que recebe, mensalmente, R$ 950 do Bolsa Família e que, neste mês, foram depositados mais R$ 150 referentes ao 13º do pagamento, totalizando R$ 1.100. Mas, quando foi sacar o valor, viu que já tinham tirado R$ 998 da conta dela.
“O que ficou, eu retirei ontem [quinta-feira, 22]. (…) E a gente estava esperando para comprar as coisas para a casa, para os meninos, pagar as contas”, comentou Bruna.
O que diz a Caixa
Procurada, a Caixa Econômica Federal enviou uma nota afirmando que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível fazer um pedido de contestação em qualquer agência do banco portando CPF e documento de identificação. Os pedidos são analisados e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido.
A instituição disse ainda que está colaborando com as investigações e as operações que combatem fraudes e golpes. Além disso, segundo o banco, informações sigilosas sobre esse tipo de crime são considerada sigilosas e repassadas exclusivamente à Polícia Federal.
A Caixa informou também que monitora seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos. O banco disse que, em relação à segurança, faz as seguintes dicas e orientações aos clientes:
A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar;
Não fornecer senhas ou outros dados de acesso em outros sites ou aplicativos;
O cliente deve estar sempre atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber;
Desconfiar de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados;
A Caixa nunca pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis e as senhas não devem estar disponíveis em aparelhos celulares ou computadores;
A Caixa não realiza ligações telefônicas solicitando a instalação de aplicativos;
Não inserir usuário ou senha de acesso em sites e aplicativos que não sejam desenvolvidos pela instituição;
Todos os aplicativos da Caixa disponíveis nas lojas do sistema Android, iOS e Windows Phone possuem como desenvolvedor a Caixa Econômica Federal.
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