Prazo será cumprido até as eleições municipais de outubro. O pleito suplementar precisou ser realizado porque a Justiça Eleitoral cassou os mandatos do prefeito e do vice. Cau Rais (PT) foi eleito prefeito de Bertópolis em eleição suplementar
Reprodução
Eleitores de Bertópolis, no Vale do Mucuri, foram às urnas nesse domingo (9) para a escolha do novo prefeito. Com dois candidatos na disputa, o eleito foi Ildásio Ferreira Rosa Carrieiros, o Cau Rais (PT).
O vice é Clécio Almeida Balieiro (PSD). Os dois tiveram 1.810 votos, 64% dos votos válidos.
Em segundo lugar, ficou a chapa formada por Lauro Alves Jardim (União Brasil), que teve como candidato a vice o Ismail Maxakali (PSDB). Eles receberam 988 votos, 35% do votos válidos.
O prefeito eleito vai cumprir um mandato de apenas seis meses, já que em outubro haverá eleições municipais.
O juiz eleitoral tem até o dia 1º de julho para diplomar os eleitos. A partir da diplomação, os candidatos podem tomar posse na data definida pelo Legislativo Municipal.
A eleição suplementar em Bertópolis foi necessária porque o prefeito, eleito em 2020, Aristides Ângelo Rossi Depolo (PSD), teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, em razão de condenação em ação de investigação, julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em março deste ano, reconhecendo o abuso de poder político e econômico na campanha de 2020.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a eleição suplementar em Bertópolis foi a primeira em Minas Gerais, referente às eleições de 2020, que ocorreu em razão da cassação do prefeito e vice.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais